República da Coreia apresenta sua cultura em festival na UFMG

Embaixada do país promove evento no campus Pampulha, nos dias 4 e 5 de outubro

x
Companhia de Dança Metropolitana de Busan, que se apresenta no dia 5 de outubroDivulgação

A Embaixada da República da Coreia no Brasil realiza, em parceria com a UFMG, um festival sobre a política, a cultura e a educação do país asiático. O evento visa fortalecer a relação entre as duas nações e apresentar aos alunos da Universidade as oportunidades de estudo na Coreia. As atividades ocorrerão nos dias 4 e 5 de outubro, das 10h às 18h, no auditório e no mezanino da Reitoria.

A programação conta com palestras, exibição de filmes, apresentação artística, exposição de fotos e atividades culturais. Na quinta-feira, dia 4, às 11h30, o embaixador Chan Woo Kim ministrará a palestra Conjuntura atual da península coreana, e, às 14h, representante do Centro Educacional Coreano falará sobre oportunidades de estudos na Coreia.

No dia 5, às 12h30, a Companhia de Dança Metropolitana de Busan se apresentará pela primeira vez no Brasil. O grupo faz uma releitura das danças tradicionais da Coreia com dinamismo, vivacidade e toques modernos. O espetáculo é dividido em quatro tempos que simbolizam as estações do ano.

Durante os dois dias, o mezanino da Reitoria receberá exposição de fotos e vídeos sobre o país, degustação de comidas típicas, jogos tradicionais e apresentação de experiências culturais tipicamente coreanas. Todas as atividades são abertas e gratuitas. A programação completa está disponível no site da Diretoria de Relações Internacionais.

z
Embaixador Chan Woo Kim
Divulgação/Embaixada da República da Coreia no Brasil

Estreitando relações
A presença da representação diplomática da Coreia na Universidade visa, além de promover a cultura e as oportunidades do país, estreitar os laços entre o Brasil e o país asiático. O embaixador Chan Woo Kim lembra que as relações diplomáticas entre as duas nações foram estabelecidas em 1959 e que a Coreia considera o Brasil um de seus parceiros mais importantes.

“Em 2019, a Coreia e o Brasil vão comemorar 60 anos de relações diplomáticas. Na Coreia, o período de 60 anos representa o fechamento de um ciclo de vida. Nesse sentido, os dois países estarão se preparando para os próximos 60 anos de prosperidade conjunta”, afirma Kim.

Em seis décadas, cerca de 120 empresas coreanas se instalaram no Brasil, como Samsung, LG, Hyundai, contribuindo significativamente para o crescimento econômico do país. As trocas comerciais entre os dois países atingiram o montante de US$ 10 bilhões. A Coreia é grande importadora de produtos agropecuários e de mineração brasileiros.

Intercâmbio cultural e acadêmico
A UFMG mantém convênio com sete universidades sul-coreanas e envia anualmente alunos de diversas áreas para fazer intercâmbio no país, além de oferecer cursos on-line em parceria com a Korea Foundation.

O professor coreano Seung Hwa Lee, da Faculdade de Letras, trabalhou pela realização do evento na Universidade. Ele explica que, desde o programa Ciência Sem Fronteiras, a Coreia tem sido procurada por alunos da UFMG para realizar intercâmbio. “A engenharia coreana, por exemplo, é muito forte. Há também alunos de Letras que foram para lá ministrar cursos de português, pois é do interesse da Coreia aprender a língua para estreitar as relações comerciais”, conta Lee.

A expectativa é que, com a visita da Embaixada, os acordos entre a UFMG e as universidades coreanas se fortaleçam, de modo que a Universidade também passe a receber alunos do país.  “A Coreia e o Brasil estão localizados distantes um do outro, mas acredito que a ‘distância psicológica’ pode ser diminuída por meio da realização de eventos culturais como este. Estou muito feliz com o nosso festival em Minas Gerais e me empenhando para que a UFMG e universidades coreanas possam estabelecer intercâmbios de cooperação", conclui o embaixador Chan Woo Kim.

Dalila Coelho