Pesquisa e Inovação

Resultados de pesquisas da UFMG na Antártica serão apresentados em mesas redondas virtuais

Evento reúne cientistas do Brasil e de outros países que destacam achados em diferentes áreas do conhecimento

Acampamento de grupo da UFMG na Antártida
Acampamento de grupo da UFMG na Antártida Arquivo pessoal

Começa nesta terça, 27, e segue até quinta-feira, 29, o evento Antártica em Minas Gerais: Avanços científicos nas áreas de Medicina/Fisiologia, Microbiologia e Arqueologia do Polo Sul e sua importância para o Brasil. A iniciativa apresenta os resultados dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFMG no continente antártico, com o objetivo de divulgar as pesquisas e sua importância, além de propor debates sobre os resultados. O encontro terá participação de pesquisadores envolvidos em projetos da Universidade que fazem ou fizeram parte do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), como o Mediantar, o Mycoantar e o Laboratório de Estudos Antárticos em Ciências Humanas (Leach). A programação inclui duas mesas-redondas por dia, uma pela manhã e outra à tarde, com pesquisadores e professores do Brasil, Argentina, Chile, Peru e Austrália.

As atividades do período da manhã compõem a Mesa Educação, destinada ao público geral, e buscam inserir as pesquisas na comunidade, principalmente nas escolas. Já as apresentações da tarde integram a Mesa Pesquisa e são direcionadas à comunidade científica e acadêmica. O evento é gratuito e as seis mesas programadas serão transmitidas pelo canal Antártica MG no Youtube. Os interessados podem obter certificado de participação, preenchendo o formulário de inscrição disponível no Instagram do evento, no qual também está disponível a programação completa.

A  professora do curso de Arqueologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Fernanda Codevilla Soares foi pesquisadora de pós-doutorado do Leach-UFMG por 8 anos e faz parte da organização do evento. Ela concedeu entrevista ao Expresso 104,5 nesta segunda, 26, e falou sobre a programação, a importância da pesquisa no continente antártico, além do papel estratégico da UFMG nesse contexto.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Produção: Enaile Almeida e Filipe Sartoreto