Notícias Externas

Retrocesso na política: Projeto de Lei quer excluir cotas para candidaturas de mulheres

Relator pede rejeição de projeto que acaba com cotas para mulheres na política

Relator da proposta, Fabiano Contarato (ao lado da ex-senadora Marina Silva) defende manutenção das cotas
Relator da proposta, Fabiano Contarato (ao lado da ex-senadora Marina Silva) defende manutenção das cotas Geraldo Magela/Agência Senado

Relator pede rejeição de projeto que acaba  com cotas de mulheres na política. O texto que pede para revogar a reserva de 30% de vagas a um mesmo sexo nas candidaturas proporcionais foi lido ontem (03) pelo senador Fabiano Contarato da Rede do Espírito Santo.   O debate da proposta do senador, Ângelo Coronel do PSD da Bahia vai ser retomado na próxima reunião da Comissão de Constituição e Justiça. No Senado, dos  81 parlamentares, 12 são mulheres.  
 
O  PL 1.256/2019 é tema da Coluna e Gênero e Feminismo desta quinta-feira (04/04). A  coordenadora do NEPEM/UFMG, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Marlise Matos classifica a proposta legislativa de esdrúxula e fruto da cruzada anti-feminista na atual ruptura democrática. A colunista aponta que “o que deve ser buscado é a punição exemplar dos partidos que usam laranjas e desviam recursos das candidaturas femininas para as dos homens". 

Ouça entrevista concedida a jornalista Soraya Fideles