Notícias Externas

Reunião anual da SBPC será aberta nesta terça, dia 1º

A 72ª edição do evento será virtual, e a programação vai se estender até dezembro, sempre na primeira semana de cada mês

A 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o tema Ciência, educação e desenvolvimento sustentável para o século XXI, será remota, para que se respeitem as orientações de proteção em período de pandemia da covid-19. A programação será realizada em quatro períodos, de setembro a dezembro, sempre na primeira semana da cada mês. A UFMG terá participação na semana de outubro, com várias atividades. A transmissão será pelo canal da SBPC no Youtube

Conferências, painéis, atividades culturais, minicursos e sessão de pôsteres comporão a programação virtual. Para encerrar as atividades de cada dia, a partir das 19h30, a SBPC Cultural transmitirá música, dança, teatro e cinema. As atividades serão realizadas de 1º a 5 de setembro, 5 a 10 de outubro, 3 a 7 de novembro e de 31 de novembro a 5 de dezembro. Os links e a programação de cada semana estarão disponíveis no site do evento.

Aos sábados (5/9, 10/10, 7/11 e 5/12) haverá atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades. Para o dia 5 de setembro estão previstas atividades como o lançamento de um hackathon espacial, a Tenda da Estatística, concursos de vídeos, oficina de Engenharia, visitas virtuais a museus e muitos experimentos científicos para fazer em casa.

A programação traz ainda atividades das sociedades afiliadas à SBPC. No primeiro ciclo, a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM) e a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) promoverão duas conferências e um painel.

A Sessão de Pôsteres e a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC) reunirão pesquisas, experiências e práticas de ensino-aprendizagem e relatos de casos, que podem ser submetidos por estudantes de graduação, pós-graduação, professores de ensino superior, pesquisadores, profissionais, estudantes e professores de ensino básico ou profissionalizante.

Os vídeos em que os autores apresentarão os trabalhos serão veiculados no site do evento, entre os meses de novembro e dezembro.

Minicursos
Para participar dos minicursos, que terão carga horária de oito horas (6 horas de vídeoaulas gravadas e 2 horas de aula ao vivo pela plataforma Zoom), é preciso se inscrever até o dia 3 de setembro. Pode-se optar por três minicursos por ciclo, e serão emitidos certificados.

Os temas do primeiro ciclo serão Luz, sua natureza, interação com a matéria e aplicações, Como preparar, avaliar, publicar e divulgar um artigo científico, Boatos, mentiras, desinformação e ciência e Ciência empreendedora: levando sua pesquisa da bancada para o mercado. As videoaulas gravadas estarão disponíveis no período de 31 de agosto a 8 de setembro, e as aulas ao vivo ocorrerão na semana de 9 a 11 de setembro.

Mais informações podem ser encontradas no site do evento e no formulário do Fale Conosco.