Pesquisa e Inovação

Revelados em tese da UFMG, inéditos de João Cabral vão integrar reedições de sua obra

Autenticidade vem sendo atestada pelo crítico Antonio Carlos Secchin; volumes com os novos textos devem ser lançados ainda neste ano

Posse de João Cabral de Melo Neto na Academia Brasileira de Letras (ABL), onde ocupou a 37ª cadeira
João Cabral de Melo Neto durante sua posse na Academia Brasileira de Letras, em maio de 1969Domínio Público

João Cabral de Melo Neto (1920-1999) completaria um século de vida nesta quinta-feira, 9 de janeiro. Felizmente, se o poeta já não está entre nós, sua obra segue mais viva do que nunca. Recentemente, pesquisadora da Faculdade de Letras da UFMG descobriu, em arquivos literários, algumas dezenas de inéditos do poeta, que, desde então, vêm tendo sua autoria verificada e confirmada pelo crítico carioca Antonio Carlos Secchin, referência na obra do poeta pernambucano.

Os inéditos foram descobertos por Edneia Rodrigues Ribeiro nos arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa entre 2016 e 2018, durante as pesquisas de seu doutorado, cuja tese resultante, Um museu de duas faces: poesia de circunstância em João Cabral de Melo Neto, foi defendida no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG no primeiro semestre de 2019, sob a orientação do professor e poeta Sérgio Alcides. Os textos cuja autenticidade já foi comprovada foram incluídos nas reedições da obra completa do poeta que deverão ser lançadas ainda neste ano pela editora Alfaguara – poesia no primeiro semestre e prosa, no segundo.

Até o momento, cerca de quatro dezenas de poemas já tiveram a sua originalidade comprovada por Secchin, além de vários textos em prosa, em que João Cabral fala, sobretudo, de amigos literatos e intelectuais. Entre esses textos, está a conferência A poesia brasileira, na qual João Cabral analisa a literatura nacional em meados dos anos 1950. “Como um dos mais cosmopolitas dos nossos escritores, João Cabral escreveu sobre muitos artistas brasileiros e de outras nacionalidades”, lembra Edneia.

Outra particularidade entre os inéditos são textos escritos especificamente para jornais. “A colaboração de um escritor com uma vida intelectual intensa e longa, como foi João Cabral, não se encerra apenas naquilo que chega às nossas mãos por meio dos livros já publicados”, afirma a pesquisadora, que, mesmo após a defesa de sua tese, segue investigando a obra cabralina, na expectativa de descobrir novos textos.

A professora do Departamento de História da UFMG Heloísa Starling publicou ensaio sobre o poeta no Suplemento Pernambuco. O texto pode ser lido neste link.

Tese: Um museu de duas faces: poesia de circunstância em João Cabral de Melo Neto
Autora: Edneia Rodrigues Ribeiro
Orientador: Sérgio Alcides
Defendido em 30 de abril de 2019, no Programa de Pós-graduação em Estudos Literários (Poslit) da UFMG

Luíza França