Revista Brasileira de Educação Básica lança 14ª edição

Publicação comemora os três anos de existência com o lançamento de duas novas seções

Edição tem como foco as experiências em sala de aula e avaliações sobre aprendizagem
Foto de capa da nova edição da RBEB
Divulgação / RBEB

A Revista Brasileira de Educação Básica (RBEB), que está completando três anos de circulação, chega à sua 14ª edição com uma novidade: a estreia das seções Educação no campo e Educar o olhar. As seções, criadas na revista Presença Pedagógica, agora integram o corpo editorial da RBEB e reunirão reflexões sobre educação no campo e cinema e educação.

O texto de estreia da Seção Educação no campoCaminhos da educação do campo: um olhar a partir da Revista Presença Pedagógica – 2009 a 2018, de Leonardo Siqueira de Miranda, Luiz Paulo Ribeiro e Maria Isabel Antunes Rocha, reúne um apanhado do percurso da seção na revista Presença Pedagógica e das novas possibilidades. A seção Educar o olhar, por sua vez, abriga o artigo Da iniciação à docência à iniciação ao cinema no PIBID – pedagogia: aprendizagem da atenção e repertório fílmico, de Fernanda Omelczuk, que expõe dois eixos de ação para se pensar a importância das experiências de cinema entre crianças dos primeiros anos do ensino fundamental.

Além das duas novas seções especiais, a já existente Vocabulário da educação apresenta o verbete Superdesignação de Professores, elaborado por Marina Alves Amorim e Ana Paula Salej.

Ensino e aprendizagem
No artigo Educação integral: uma análise dos programas Mais educação e Novo mais educação no município de Bela Vista de Goiás, Deuzeni Gomes da Silva e Sônia Santana da Costa analisam como a proposta de educação integral vem se materializando e como os profissionais envolvidos a compreendem em sua prática pedagógica.

Adriana Oliveira Bernardes e Márcia Begalli propõem-se, no artigo IPPOG-Masterclasses em escola pública estadual do Rio de Janeiro: a percepção dos alunos participantes, a analisar as percepções de alunos que foram ao evento idealizado para colaborar na discussão da inserção da física moderna e contemporânea no ensino médio.

No artigo Os sentidos e os significados da docência na visão de alunos em formação docente em Ensino a distância, Simone Guimarães Custódio e Márcia Reis Pacheco investigam os sentidos e significados da prática docente para alunos da educação a distância. O professor Natalício de Souza Teles, em seu artigo A mediação da aprendizagem segundo Reuven Feuerstein, analisa prática pedagógica de um professor com um aluno segundo os fundamentos da Experiência de Aprendizagem Mediada (EAM).

Clécio Dias-da-Silva, Carmem Fernandes, Daniele dos Santos e Lúcia de Almeida são autores do texto Análise das concepções dos estudantes do ensino fundamental sobre as bactérias e suas relações com a saúde humana, no qual analisam as concepções alternativas dos estudantes da educação básica a respeito das bactérias e sua relação com a saúde humana. Imagens deformadas em livros didáticos de Biologia é o artigo em que Isabela de Oliveira Nogueira e Luiza Gabriela de Oliveira apresentam pesquisa que buscou analisar se e como as imagens deformadas dos trabalhos científicos são apresentadas nos livros didáticos.

Vanessa Luciano Brito e Marize Damiana Batista são as autoras do artigo Ensino de Geografia na EJA: algumas reflexões a partir do estágio supervisionado. O trabalho busca identificar relações entre a geografia ensinada na escola e a educação de jovens e adultos como dimensões que articulam o processo educativo.

Conversa sobre a escola
A RBEB também abriga o vídeo Vamos conversar sobre a escola?, dirigido por Thiago Rosado. A equipe do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil foi às ruas para conversar sobre a importância da escola e compreender como a população percebe os temas mais importantes da área. Além do vídeo, Thiago Rosado e Lyndon Matos, estagiário da RBEB, escreveram um texto de opinião em que estabelecem a relação entre experiências e sentidos após a gravação do vídeo da edição.

Por fim, a nova edição traz uma entrevista com Gabriel Gonçalves Oliveira e Lérica Maria Mendes Veloso, autores do texto mais acessado da RBEB: Principais desafios na inclusão dos alunos com deficiência no sistema educacional. Na conversa, a dupla discorre sobre educação especial e inclusiva.

A RBEB é um periódico eletrônico, trimestral e de acesso livre, que tem o propósito de divulgar boas práticas de pesquisa relacionadas à educação básica. Em suas 14 edições, professores, pesquisadores e estudantes de licenciaturas compartilharam suas experiências e reflexões em cerca de 200 artigos, relatos e artigos de opinião.