Revista Brasileira de Educação Básica publica novo número

Artigos têm foco em estratégias para o ensino de alunos com deficiências intelectuais, visuais e motoras

Ensino de arte é um dos temas da nova edição
Ensino de arte é um dos temas da nova edição Revista Brasileira de Educação Básica

A oitava edição da Revista Brasileira de Educação Básica está on-line. A publicação, que conta com dez artigos escritos por 22 colaboradores de diversas áreas, tem como tema central estratégias de ensino destinadas à para alunos com deficiências. Trimestral, a revista reúne de experiências pedagógicas a reflexões teóricas.

O número recém-publicado reúne resultados de pesquisas e experiências colhidas em várias escolas do Brasil. Alguns dos artigos tratam de temas como avaliação escolar para alunos com deficiência intelectual, reflexões de licenciandos sobre o ensino de química a alunos com deficiência visual, a relação do professor do atendimento especializado com as tecnologias assistivas para a deficiência física/neuromotora e percepção da discalculia no cotidiano escolar.

Os artigos Abordagens pedagógicas no tratamento da informação, Aprendendo geometria analítica com o GPS, Estratégias e recursos de ensino utilizados no ensino de biologia na cidade de Aratuba/CE e Ensino de frações na EJA trazem resultados de novas técnicas de ensino utilizadas em escolas públicas, que visam aumentar o rendimento do aluno, por meio de experiências mais lúdicas e agradáveis.

Outras abordagens propõem reflexão sobre impactos do ensino de artes diante das novas regulamentações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diversidades culturais abordadas em livros didáticos.

A Revista Brasileira de Educação Básica é publicada pelo Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822-2022, sediado na UFMG.