Nova edição da Interfaces, revista da Extensão, está disponível na internet

Entre outros temas, publicação destaca produções de disciplina sobre o desastre de Mariana

Capa da nova edição da publicação, que discute impactos do desastre de Mariana
Detalhe da imagem de capa da publicaçãoFoto de capa: Ananda Martins

A nova edição da Interfaces – Revista de Extensão da UFMG (volume  5, n. 2, jul./dez. 2017) já está disponível no site da Proex.

A publicação reúne artigos, ensaios, relatos de experiência e resenhas de livros que abordam o desastre de Mariana e seu impacto na bacia do Rio Doce, como explica a pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, editora da Revista. "Essa edição reúne três  resenhas produzidas por alunos de graduação, após visita técnica a Barra Longa, Bento Rodrigues e Mariana.

A iniciativa foi fruto de disciplina ofertada na Fafich, no segundo semestre de 2017, intitulada Psicologia social e problemas contemporâneos: o desastre de Mariana, ministrada pela pós-doutoranda Letícia Cardoso Barreto, vinculada ao Observatório Interinstitucional Mariana-Rio Doce e também ao Participa UFMG, iniciativa que tem buscado articulações entre ensino,  pesquisa e  extensão.

Os textos selecionados são O desastre no Rio Doce e a questão mineral no Brasil, de Ilklyn Barbosa da Silva e Maryellen Milena de Lima, uma resenha do livro Antes fosse mais leve a carga: reflexões sobre o desastre da Samarco/Vale/BHP Billiton, de Naiara Gimeno González e Clara Hidalgo Castro, e Mineração na América do Sul: neoextrativismo e lutas territoriais (2016), de Helena Davino Vincente e Maria Clara Mendes Vasconi.

Um dos artigos publicados tem como título Ações desenvolvidas através do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP na área de eficiência energética, de autoria dos professores da Universidade de São Paulo Fernando de Lima Caneppele, José Antonio Rabi e Rogers Ribeiro.

Na modalidade relato de experiência, um dos destaques é Representações de gênero e luta feminina nas fronteiras do sagrado: relatos do cotidiano e formas de ação, de autoria da professora Stela Cristina de Godoi e da estudante de graduação Larissa Bonassa Perin, ambas da PUC de Campinas.

Impacto social
Um dos ensaios que integram esta edição é Avaliação das ações de extensão universitária sob a perspectiva do público-alvo: o índice de impacto social, dos professores Matheus Anchieta Ramirez, da Escola de Veterinária, e Eleonora Schettini, do Departamento de Ciência Política, ambos da UFMG.

Ainda nesta edição, o editorial O bêbado e a equilibrista reproduz a letra da música de João Bosco e Aldir Blanc para emprestar apoio à UFMG e aos seus dirigentes conduzidos coercitivamente pela Polícia Federal, em operação no início de dezembro.

Mais informações sobre a Interfaces – Revista de Extensão da UFMG podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4595 e pelo e-mail revistainterfaces@proex.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Proex