Pesquisa e Inovação

Revista Interfaces destaca a importância das universidades públicas no contexto da covid-19

Edição tem abordagens também sobre defesa de mulheres agredidas em casa, saúde mental de adolescentes e depressão pós-parto

A edição traz temas que abordam desde a gestão ambiental até reflexões sobre Teatro, Cinema e Comunicação.
Edição aborda da gestão ambiental a teatro, cinema e comunicaçãoCapa da edição / reprodução

A importância das universidades públicas, a defesa de mulheres que sofrem violência doméstica, uso de drogas, saúde mental de adolescentes e depressão pós-parto são alguns dos temas abordados nos artigos publicados na nova edição da Revista Interfaces, a revista de extensão da UFMG. 

O ensaio desse número é assinado pela pró-reitora de Extensão, professora Cláudia Mayorga. Em Covid-19, universidade pública e defesa da vida, Mayorga analisa as consequências sociais da pandemia no Brasil e reflete sobre o papel e a importância da universidade pública, com destaque para a extensão universitária, no enfrentamento da crise. A professora Natacha Rena, editora-chefe da revista, trata da desigualdade social e racial no Brasil, agravada pela pandemia, no editorial Universidade em sentinela.

Publicada no mês de julho, a segunda edição da revista em 2020 também contém textos sobre iniciativas relacionadas à gestão ambiental, como projeto de recuperação realizado no Rio Grande do Sul e ações de extensão realizadas na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Outros trabalhos abordam experiências nas áreas de cinema, teatro e comunicação, incluindo a criação de programas para rádio universitária. 

A revista recebe artigos e relatos de experiências, em fluxo contínuo, que abordem pesquisas, projetos e ações extensionistas. Os textos devem ser enviados por meio do site da revista, e outras informações podem ser obtidas em revistainterfaces@proex.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação da Proex