Ricardo Aleixo ministra oficina de performance intermídia

Atividade, que será realizada de 27 a 31 de maio, é aberta a pessoas que queiram explorar a palavra poética

Oficina ‘Palavra falante: uma introdução à performance intermídia’
Ricardo Aleixo (à esquerda) é pesquisador das poéticas da voz e do corpo
Foca Lisboa / UFMG

O Teatro Universitário da UFMG promove, de 27 a 31 de maio, a Oficina de Performance Intermídia — da Concepção à Montagem, com o poeta e multi-artista Ricardo Aleixo. O evento, gratuito, é aberto à comunidade e ocorre das 15h às 18h, na Sala Otávio Cardoso do Teatro Universitário da UFMG, no campus Pampulha.

Pesquisador das poéticas da voz e do corpo, cantor, compositor, ensaísta e editor, Aleixo publicou, entre outros, os livros Pesado demais para a ventania, Antiboi, e Modelos vivos, além de ter feito performances em diversos países. Seu trabalho integra antologias, coletâneas e edições especiais de revistas e jornais dedicados à difusão da poesia brasileira no exterior.

O artista tem participado de importantes exposições coletivas, como PoiesisRadiovisualPoética expositiva. Ele também é curador do festival Zona de Invenção Poesia e editor da revista Roda – Arte e Cultura do Atlântico Negro e da Coleção Elixir.

Dinâmicas
Durante a oficina, Ricardo Aleixo vai ministrar exercícios individuais e coletivos, sessões de improvisação, conversas informais, audições comentadas de vídeos e áudios e leituras em voz alta de poemas de diversas épocas e culturas. A finalidade é propiciar a vivência da palavra poética em suas mais diferentes dimensões. A oficina também busca estimular a percepção dos participantes em relação aos parâmetros acústicos e musicais do som, com base no signo verbal, tendo em vista sua inter-relação com outros códigos, além de desenvolver repertório de procedimentos técnico-formais que torne o participante apto a participar mais ativamente da elaboração e da fruição de práticas multimídia e intermídia.

O evento é destinado a qualquer pessoa da comunidade da UFMG, independentemente de sua área de atuação. Para se inscrever, o interessado deve informar nome, idade, formação e motivo do interesse pela oficina para os e-mails: tu.producao@gmail.com e denisepedron@gmail.com.