Saúde

Risoleta Neves é o mais efetivo em doação de órgãos

Relatório de 2018 compara hospitais de perfil semelhante na Região Metropolitana de BH

Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves administrado pela UFMG
Fachada do Hospital Risoleta Tolentino Neves, que possui 340 leitosSarah Dutra / UFMG

O Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) alcançou, em 2018, o melhor índice de conversão em doação de órgãos para transplantes na comparação com hospitais de mesmo perfil de atendimento à urgência e emergência, conforme relatório produzido pela Organização de Procura de Órgão (OPO Metropolitana) do programa MG Transplantes. 

O Hospital se destacou na Região Metropolitana de Belo Horizonte com 22 protocolos concluídos e 15 doações efetivadas. Esses números representam o triplo de eficiência em relação ao ano anterior, quando foram abertos 10 protocolos e realizadas seis doações. Os números da central de captação do Estado mostram que o Risoleta Neves atingiu 60% de doações efetivadas. 

"Esse é um dado muito positivo, resultado da eficiência e trabalho integrado das equipes assistenciais juntamente com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante", ressalta a enfermeira Priscila Xavier, Referência Técnica da CIHDOTT do Hospital Risoleta Neves. 

O HRTN contabilizou 139 pessoas beneficiadas pela doação de órgãos e globos oculares. Foram concretizadas quatro doações de pâncreas, três de coração, oito de fígado, 15 de rins e 47 de córneas — em relação aos dois últimos órgãos, o número de potenciais receptores é duplicado.

Trabalho da comissão
Para aprimorar o trabalho, a Comissão Intra-hospitalar do HRTN realiza treinamentos de capacitação das equipes assistenciais, o que resulta em uma adequada abordagem familiar e na rápida identificação e notificação de potenciais doadores. Isso favorece a viabilidade do órgão para a doação. "Atingir um índice de conversão tão significativo nos traz uma alegria enorme, pois comprova que temos adotado boas práticas e prestado nosso atendimento com eficiência", afirma Priscila Xavier.

O Hospital Risoleta Tolentino Neves, que é administrado pela UFMG por meio da Fundep, possui 340 leitos distribuídos entre Pronto Socorro, CTI, enfermarias clínicas, cirúrgicas e maternidade. Sua atuação, que se dá integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), alcança o eixo norte da Região Metropolitana da capital, onde moram cerca de 1,1 milhão de pessoas.

Com Assessoria de Comunicação da Fundep