Robô-trans Amanda Selfie esclarece duvidas sobre sexualidade e IST's

Projeto de inteligência artificial foi desenvolvido por UFMG, UFBA e USP

.
A "roboa", como ela mesmo se identifica, Amanda Selfie, tira dúvidas sobre sexualidade e IST'sIlustração: Lucy/Divulgação

O Brasil é o terceiro país com o maior aumento de infecções pelo vírus HIV na América Latina, atrás apenas do Chile e da Venezuela. É o que diz o relatório anual da UNAIDS, programa das Nações Unidas sobre a AIDS, doença causada pelo vírus HIV. O relatório ainda traz que os grupos mais afetados são LGBT+, sobretudo homens gays, mulheres transsexuais e travestis. Para conscientizar essa população sobre a importância da prevenção do HIV, foi criada a Amanda Selfie: uma assistente virtual transsexual que tira dúvidas sobre sexo e sexualidade, prevenção contra ISTs, infecções sexualmente transmissíveis, e cultura LGBT+. O software foi um trabalho conjunto da Faculdade de Medicina da UFMG, a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal da Bahia, com pesquisadores multidisciplinares da área da saúde.

A psicóloga e doutora em Infectologia e Medicina Tropical pela UFMG, Ana Paula Silva, que participou da concepção da assistente virtual Amanda, conversou com o programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 2.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

A robô Amanda Selfie faz parte do estudo PrEP 15-19, que busca conscientizar e diminuir a incidência de HIV na população jovem LGBT+, principalmente homens gays, mulheres trans e travestis. Para conhecer a robô, acesse o site, a página do Facebook, Instagram ou pelo Whatsapp 31 99726-9307.

Produção: Mariana Prates, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória