Notícias Externas

Romance retrata medos e esperanças de jovens que vivem com HIV

No livro ‘Você tem a vida inteira', autor Lucas Rocha apresenta uma perspectiva positiva

.
. Reprodução

Um jovem de pouco mais de 20 anos recebe o resultado positivo para o teste de HIV. No centro de tratamento onde fez o exame, conhece outro jovem, cujo resultado foi negativo. Esse segundo jovem está muito nervoso com um terceiro rapaz, por ele ter contado que era soropositivo apenas depois que eles transaram.

Por meio das perspectivas desses três personagens, o romance de estreia do bibliotecário Lucas Rocha, Você tem a vida inteira, lançado neste mês, narra medos, esperanças e o preconceito sofrido por pessoas que vivem com o vírus HIV.

“Apesar de ser um tema que aparentemente é complexo, eu tentei trazer o máximo de bom humor. É um texto alegre, pra cima, com muita piada e bom humor”, explicou Lucas Rocha, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa, nesta sexta-feira, 17.

O livro, segundo o autor, é recheado de referências à cultura pop. “Cada personagem tem o seu universo particular, além do universo em que há a relação dos três. Há amigos que vão a boates, ouvem músicas, conversam sobre filmes. É uma relação bem cotidiana. Tudo isso de uma forma muito leve”, explicou.

Lucas Rocha destacou ainda que, na história, nenhum personagem morre. “Eu estava cansado de narrativas que tratavam de HIV e Aids sempre terem algum personagem que morre ou que fica debilitado por complicações com o vírus. As pessoas sempre abrem um sorriso quando eu digo isso”, frisou.

Ouça a conversa com Gabriela Sorice

Outras informações sobre o livro podem ser consultadas no blog da Editora Record. No portal do Ministério da Saúde, há uma página especial com informações sobre a Aids e o HIV.

Produção de Larissa Fernandes, sob orientação de Hugo Rafael