Arte e Cultura

'Talento artístico' do retroprojetor será explorado no Festival de Verão

Participantes poderão produzir pequenas animações usando o aparelho

Oficina proporcionará aos participantes o manuseio artístico do retroprojetor
Oficina proporcionará aos participantes o manuseio artístico do retroprojetor Anna Göbel

Na década de 1990 e no início dos anos 2000, o retroprojetor era um aparelho comum nas salas de aulas. O equipamento, que amplia textos e desenhos copiados sobre uma folha de acetato, aos poucos foi perdendo espaço para o seu sucessor, o projetor digital, mais leve e de múltiplas aplicações. No 13º Festival de Verão da UFMG, o equipamento ultrapassado ganha nova função ao se transformar em suporte para criações artísticas na oficina Asas da imaginação, que será ministrada pela artista plástica e professora Ana Göbel.

Göbel vai explorar as potencialidades do aparelho. Para ela, o retroprojetor é uma forte ferramenta imagética, pois é capaz de projetar tudo o que é posto sobre ele. “O retroprojetor é um objeto que permite a interação das artes”.

Na oportunidade, os participantes poderão ter contato direto com o aparelho, que será utilizado como ferramenta de produção visual. A partir de técnicas que serão ensinadas por Ana Göbel, o público poderá produzir animações de luz e sombra com o uso de desenhos em folhas de acetato, colagens, recortes e bonecos articuláveis.

A artista esclarece que o participante não precisa saber desenhar. “Quero explorar as potencialidades de cada pessoa. Como a idade mínima para participar é de 14 anos, talvez este seja o primeiro contato de muitos com a ferramenta”, salienta Göbel.

Inscrições
A oficina será realizada nos dias 11 e 12 de fevereiro, das 13 às 18h, no Centro Cultural UFMG. Para participar, o candidato deverá se inscrever por meio do portal da Fundep. A taxa é de R$ 20. Dez por cento das vagas são reservadas a estudantes assistidos pela UFMG por meio da Fump (níveis 1, 2 e 3). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (31) 3409-6410 nos dias úteis, das 8 às 12h e das 13 às 17h.

Escritora e pesquisadora
Anna Gobel é autora de 15 livros infantojuvenis e realiza pesquisa há 20 anos sobre o uso artístico do retroprojetor. Seu livro O maluco do céu, ilustrado com a técnica do retroprojetor, ganhou prêmios e foi apresentado em festivais no Brasil e exterior.

Assista a um trecho do trabalho da autora: