Curso gratuito ensina a lidar com a doença falciforme na escola

Capacitação que será ministrada a distância recebe inscrições até 8 de julho

Doença é detectada por meio do teste do pezinho
Doença é detectada por meio do teste do pezinho Denise Reis / Nupad-UFMG

O curso Saber para cuidar: doença falciforme na escola, que será ofertado gratuitamente a distância, recebe inscrições até segunda-feira, dia 8. A capacitação é aberta a profissionais e a estudantes das áreas de educação e da saúde e visa auxiliar a compreensão da doença e seu impacto no ambiente escolar.

As aulas, com carga horária total de 45 horas, serão ministradas durante três meses e abordarão temas como as peculiaridades do problema e seus aspectos históricos, étnicos e sociais. Formas de identificar os sintomas e as redes de apoio aos portadores também estão entre os tópicos. Os concluintes com aproveitamento satisfatório receberão certificado.

Um dos problemas de saúde mais frequentes no Brasil, especialmente entre a população negra, a doença falciforme causa complicações como anemia, dores e sensação de fadiga, condições que afetam a qualidade de vida e o desempenho escolar dos portadores.

Inscrições
Os interessados devem se inscrever na página do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), da Faculdade de Medicina da UFMG, responsável pela oferta do curso. A capacitação é fomentada pelo Ministério da Saúde e apoiada pelo Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias de Minas Gerais.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail saberparacuidar@nupad.medicina.ufmg.br  ou centraleventos@nupad.medicina.ufmg.br.

Com Assessoria de Comunicação do Caed