Pesquisa e Inovação

Saiba mais sobre a energia nuclear e como ela está presente no nosso cotidiano

Professora da UFMG e egressa esclarecem dúvidas e desmistificam a área nuclear

A maioria das pessoas entende a energia nuclear como sinônimo de usinas nucleares, bombas atômicas e associam, diretamente, a acidentes e explosões. Porém, os elementos que emitem radiação estão presentes no nosso cotidiano e não oferecem riscos. Tratamentos para câncer, obtenção de imagens para diagnósticos médicos e, até mesmo, alguns alimentos que consumimos, como o feijão, a castanha do Pará e a banana, podem apresentar em sua composição elementos radioativos, a exemplo do rádio e potássio. Segundo a professora do Departamento de Anatomia e Imagem da UFMG Priscila Santana, quando a radiação é utilizada da forma correta, é de grande valia ao homem. 

Mas e os efeitos que um acidente em uma usina pode causar? Há risco de câncer? Que legado que a utilização, em larga escala, da energia nuclear pode deixar para as gerações futuras? São questões legítimas que as pessoas podem ter, mas que a pós-doutora em Ciência das Radiações, Jaqueline Calábria, busca sempre desmistificar, a fim de tornar mais claro o entendimento da sociedade a respeito desse tema. Jaqueline, que também é tecnologista plena da Comissão Nacional de Energia Nuclear, explica que uma das principais questões éticas com relação à utilização da energia nuclear é não prejudicar o futuro do planeta. O gerenciamento dos materiais envolvidos tem que ser feito no presente e de forma consciente. 

Entrevistados: Jaqueline Calábria, tecnologista plena - Comissão Nac. Energia Nuclear;  Priscila Santana, professora do Departamento de Anatomia e Imagem - UFMG 

Equipe: Maria Carolina Martins (produção), Bruna Araújo (videografismo), CDTN, Marcelo Duarte, Reuters, Videezy (imagens), Ravik Gomes (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)