Sandra Goulart Almeida receberá título de cidadã honorária de BH

Trabalho à frente da UFMG é reconhecido pelo legislativo municipal

Sandra Goulart Almeida assumiu a Reitoria da UFMG em março de 2018
Sandra Goulart Almeida assumiu a Reitoria da UFMG em março de 2018 Foca Lisboa / UFMG

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida recebe nesta terça-feira, 28, o título de cidadã honorária de Belo Horizonte, concedido pela Câmara Municipal. Segundo o vereador Arnaldo Godoy, responsável pela indicação, trata-se de uma forma de reconhecer a importância da professora Sandra e de seu trabalho como reitora da UFMG. “Neste momento de ataque às universidades públicas, essa homenagem se estende a toda a Universidade, que tem sido resistente na luta em defesa da educação de qualidade, da democracia, da liberdade de pesquisa e de pensamento”, justifica o vereador.

A Cidadania Honorária é uma honraria concedida a pessoas que não nasceram na cidade, mas que contribuíram para o seu desenvolvimento. Natural de Pains, no Oeste de Minas, Sandra Goulart Almeida é professora titular da área de estudos literários da Faculdade de Letras e pesquisadora 1C do CNPq. Formada em Letras pela UFMG, é mestre e doutora pela Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA), com residência pós-doutoral em literatura comparada pela Universidade Columbia (EUA) e pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Vice-reitora da UFMG na gestão 2014-2018, Sandra Almeida atua nas áreas de literatura comparada e literaturas de língua inglesa, estudos culturais, crítica feminista e estudos de gênero nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras.

A cerimônia de entrega do título será realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em Santa Efigênia, a partir das 19h.