Sandra Goulart recebe Medalha Professor Raymundo Cândido, da OAB Minas

Presidente da Ordem destacou liderança positiva da reitora, 'fortemente comprometida com a ética e o humanismo'

daad
Raimundo Cândido Júnior (à esquerda): "reitora almeja e persegue o melhor, dentro da loucura em que se apresenta a realidade"
Raphaella Dias | UFMG

Em cerimônia virtual ocorrida na manhã desta segunda-feira, dia 31, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida foi agraciada com a Medalha Professor Raymundo Cândido – honraria concedida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), que leva o nome do seu primeiro presidente. “Testemunhei de perto a altivez com que supera obstáculos e dificuldades”, justificou o atual presidente da OAB/MG, Raimundo Cândido Júnior.

Para Raimundo Cândido Júnior, o reconhecimento deve-se à liderança positiva da reitora, “fortemente comprometida com a ética e o humanismo”. “De todas as inúmeras virtudes que marcam seu caráter, opto por representá-la por uma virtude que é inerente aos líderes: o otimismo. Não me refiro à postura de sempre ter uma visão favorável sobre a vida nem de encarar as situações sempre sob uma ótica ingenuamente positiva. Mas, sim, à qualidade de quem almeja e persegue o melhor, dentro da loucura em que se apresenta a realidade”, disse.

O atual presidente da OAB/MG destacou que a Sandra Goulart, em meio a obstáculos como a pandemia do novo coronavírus, os cortes ‘descabidos’ no orçamento das universidades, e o incêndio no Museu de História Natural da UFMG – fatos ocorridos durante seu mandato – “não se acomodou nas almofadas das circunstâncias”. “Não faltaram razões que justificassem a inação, a omissão ou o lamento. Mas com suave e firme autoridade, Sandra removeu as mordaças e os grilhões intentados contra a universidade. Abriu dialogo com todas as esferas de poder, buscou parceiros e conduziu a UFMG a protagonizar a agenda nacional de combate à covid-19. Como é merecida e oportuna essa escolha!”, enfatizou.

Coragem, capacidade e dinamismo
“A UFMG e a OAB são instituições que se entrelaçam. Servir a elas é uma gratíssima oportunidade de ser útil à sociedade sem ocupar cargos eletivos”, observou o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, Hermes Vilchez Guerrero. Para ele, a reitora  "é um exemplo de probidade, dedicação e coragem”. “O momento é difícil, mas, felizmente, temos como dirigentes os professores Sandra Goulart e Alessandro Fernandes à frente da UFMG”, declarou.

Hermes Guerrero classificou a homenageada como “uma reitora andante”, que se acostumou a “levar a UFMG para todos os lugares da cidade”. “A Faculdade de Direito é testemunha da sua coragem cívica, sua capacidade de trabalho e seu dinamismo”, completou.

Significado especial
Sandra Goulart dedicou a honraria aos reitores que a antecederam e “fizeram da UFMG uma universidade de destaque nos cenários nacional e internacional”. “A medalha tem significado especial por ser a maior honraria da OAB/MG e por levar o nome de uma das mais ilustres personagens da história da universidade”, disse.

Como lembrou a gestora, Raymundo Cândido, que foi professor da Faculdade de Direito da UFMG, "foi uma figura exemplar, especialmente por ter desenvolvido uma reflexão jurídica baseada na ética e no compromisso institucional. Era conhecido por ser humanista, árduo defensor da liberdade individual e da democracia”.

Sandra Goulart ressaltou que as universidades públicas são fundamentais "para que nos tornemos cada vez mais produtivos e inovadores, com uma economia que cresça de forma sustentável e soberana, e nos tornemos um país menos desigual". “No contexto de pandemia, a UFMG tem atuado em várias frentes, sempre com base no conhecimento científico. Não se constrói um país sem as universidades, que atuam na formação de pessoas, na pesquisa de ponta e na relação com a sociedade”, finalizou.

Veja a íntegra do discurso da reitora Sandra Goulart Almeida.

Trajetória
Graduada em Letras pela UFMG (1986), Sandra Goulart tem mestrado pela Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York. É professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1C).

Foi coordenadora adjunta da área de Letras e Linguística da Capes (2011-2014), diretora de Relações Internacionais da UFMG (2002-2006), secretária da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (2008-2010), presidente da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (2001-2003) e chefe do Departamento de Letras Anglo-Germânicas (1998-2000).

É membro titular do Conselho Curador da Fapemig, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo de Minas Gerais e do Conselho Consultivo da Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Recebeu a Grande Medalha da Inconfidência, a Medalha João Guimarães Rosa e a Medalha Amigos da Marinha.

Raymundo Cândido
Advogado, professor, músico, conferencista e escritor, Raymundo Cândido nasceu no município de Esmeraldas, em 27 de setembro de 1906, e faleceu em 27 de junho de 1991. Pai de nove filhos, incluindo o atual presidente da OAB-MG, Raymundo Cândido Júnior, foi um reconhecido defensor das liberdades individuais e da democracia. Professor da Faculdade de Direito da UFMG, presidiu a OAB/MG por dois mandatos (1975 a 1979) em meio ao regime militar, ocasião em que sofreu atentado a bomba na residência em que morava com a família. O imóvel foi dado por Raymundo como garantia creditícia para a construção do atual prédio da sede da Ordem mineira.

Matheus Espíndola | Com informações da OAB Minas