Arte e Cultura

Grupo Sarandeiros leva o espetáculo 'Além-mar' a Portugal

Antes de fazer a travessia do Atlântico, 'pot-pourri' de danças indígenas e africanas será apresentado no próximo domingo

A personagem 'Iemanjá', interpretada por Nadia Bueno no novo espetáculo do Sarandeiros
A personagem 'Iemanjá', no novo espetáculo do Sarandeiros Davidson Rocha

O grupo de danças populares brasileiras Sarandeiros, da UFMG, estreia o espetáculo Além-mar, no Grande Teatro do Palácio das Artes, no próximo domingo, 1º de julho, às 19h. O espetáculo reúne 40 dançarinos e cinco músicos sob direção geral de Gustavo Côrtes e direção artística de Petrônio Alves.

Fundado em 1980 e com 14 turnês internacionais no currículo, o grupo mineiro levará Além-mar para Portugal, onde se apresentará pela primeira vez depois de 38 anos de carreira.

O termo além-mar significa algo que se localiza do outro lado do mar ou para além do mar, e o espetáculo faz o caminho inverso da origem do termo em Portugal. Se na gênese do advérbio os portugueses se referiam às longínquas terras de sua ex-colônia, com a turnê é o Sarandeiros que leva a cultura brasileira para os portugueses.

Além-mar é composta por um pot-pourri de danças de matrizes africanas e indígenas amazonenses, com destaque para o frevo, maracatu, afoxé, carimbó, lundu da Ilha do Marajó, danças do boi-bumbá e lendas amazônicas. Rainha do mar e Anunciação são duas novas coreografias que estreiam no espetáculo.

O grupo, apoiado pela Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, será o único representante brasileiro no 44º Festival Internacional de Folclore de Maiorca, na cidade de Figueira da Foz, e no 38º Festival Internacional de Folclore Rio, em Barcelos. Ambos serão realizados na segunda quinzena de julho. Trata-se de dois dos maiores festivais mundiais de folclore organizados em Portugal pelo Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF/Unesco).

A apresentação no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) tem ingressos a R$ 30 (inteira), nas plateias I, II e superior, e R$ 15 (meia entrada). Mais informações podem ser obtidas na página da Fundação Clóvis Salgado.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG sobre o novo espetáculo: 


Produção: Flávia Moraes
Reportagem: Jessika Viveiros
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Aline Garcia