Saúde

Saúde mental é tema de nova edição do Dois Pontos, da TV UFMG

Dez de outubro é o dia escolhido para estimular reflexões sobre o assunto em âmbito mundial

Mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS); no Brasil, o problema atinge 6% da população. Os brasileiros são o povo com a maior taxa de transtorno de ansiedade, quase 10% da população, e 4% convivem com o transtorno afetivo bipolar, segundo a Associação Brasileira de Transtorno Bipolar. 

Para além desses números alarmantes, o dia a dia de quem enfrenta algum sofrimento mental é permeado por medo, insegurança, insônia e preconceito. Dez de outubro é o Dia Mundial da Saúde Mental, data estabelecida pela Federação Mundial para a Saúde Mental (World Federation for Mental Health), e o programa Dois Pontos deste mês é dedicado ao assunto. Participam do debate o psicólogo e professor do Departamento de Psicologia da UFMG Rinaldo Bueno e a psiquiatra e professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina Izabela Barbosa.

Saúde mental na UFMG
Na UFMG, a Rede Saúde Mental foi constituída em 2014. No ano passado, foi divulgado pela Comissão Institucional de Saúde Mental (Cisme) relatório que define diretrizes para a promoção e atenção à questão para a comunidade. Recentemente, a UFMG instituiu sua Comissão Permanente de Saúde Mental

O programa pode ser assistido no Canal Universitário (12, da NET, e 14, da Oi TV), às segundas, às 19h30, e aos domingos, às 18h30. A atração também está disponível no Facebook e no YouTube da emissora.

Dois Pontos sobre saúde mental
Produção e apresentação: Ruleandson do Carmo
Equipe de estúdio: Márcia Milagre, Mario Quinaud, Cássio de Jesus
Entrevistados: Rinaldo Bueno, professor do Departamento de Psicologia da UFMG, e Izabela Barbosa, professora do Departamento de Saúde Mental da UFMG