Pesquisa e Inovação

Science Slam apresenta pesquisas em até 8 minutos

Concurso desafia pesquisadores a usar a criatividade na divulgação científica

No formato Science Slam os cientistas usam a criatividade para apresentar seus estudos em minutos
No formato Science Slam os cientistas usam a criatividade para apresentar seus estudos em minutos Reprodução Facebook Science Slam Austria

Imagine passar anos se aprofundando em um tema específico, para resumi-lo em curtíssimos 8 minutos. Parece difícil? Esse é o objetivo principal do Science Slam. O formato de divulgação científica surgiu na Alemanha nos anos 2000 e apresenta pesquisas acadêmicas ao público em geral em curtas apresentação. Pesquisadores precisam usar a criatividade para mostrar seus projetos à população. Tudo é válido: música, dança, teatro, experimentos ao vivo… O importante é manter a apresentação curta, concisa e chamar a atenção do público, que ao final vota em qual é o projeto vencedor. Tudo isso sem perder a precisão científica. 
O Science Slam será realizado nesta terça-feira como parte da Mostra ICB 2019, que integra a Semana do Conhecimento. O tema deste ano é 'Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável', e mobiliza a comunidade acadêmica para apresentar seus projetos científicos à população.

A professora do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do ICB, Adriana Abalém, conversou sobre Science Slam com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nesta segunda-feira, 14.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O Science Slam, que integra a Semana do Conhecimento UFMG, será nesta terça-feira, 15, às 14h, no Anfiteatro Cerrado do ICB, no Campus Pampulha - Av. Presidente Antônio Carlos, 6627. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade interna e externa da UFMG. Mais informações no site icb.ufmg.br.

Produção: Mariana Prates e Célio Ribeiro, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória