Notícias Externas

Segurança pública precisa ter foco na prevenção

No quarto episódio da série “Vote com ciência”, pesquisador do Crisp alerta para os discursos populistas dos candidatos na área de segurança pública

Praça Sete, no centro de BH
Praça Sete, no centro de BH Paulo Otávio I Flickr I CC BY 2.0

Em época de eleição, o que não falta é promessa de candidato. Como decidir então quem tem as melhores propostas? Para ajudar o eleitor a responder a essa questão, a série Vote com ciência analisa os temas que aparecem na agenda eleitoral. O programa desta desta quinta-feira é sobre segurança pública com o professor do Instituto de Geociências da UFMG Frederico Couto Marinho, pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp).

“A sociedade brasileira é uma das mais violentas do mundo, é violência contra pessoa, contra o patrimônio, violência policial. A segurança pública é fundamental para o bem estar da população”, analisa. No programa, o professor também fala sobre quais devem ser as prioridades do novo prefeito de BH e alerta para os discursos populistas de alguns candidatos que reforçam políticas de repressão em vez de prevenção. Saiba mais no quarto episódio da série Vote com ciência

Ouça o episódio 4 da série "Vote com ciência" sobre o tema população em situação de rua

Na série Vote com ciência, a cada dia, um pesquisador da UFMG aborda, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, as políticas que precisam ser implementadas e dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

Os primeiros programas falaram sobre SUS, educação infantil e população em situação de rua. No episódio de amanhã, a professora titular e diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Sônia Maria Soares, faz análise sobre o tema “política para idosos”.

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, dentro do programa Conexões. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.