Semana do Conhecimento é destaque de nova edição do Boletim UFMG

Estudo mostra que emenda do Teto de Gastos aumentará desigualdade no Brasil

Capa da edição 2.075 (criação: Roger Sander / UFMG)
Capa da edição 2.075 (criação: Roger Sander / UFMG) Reprodução

Mais de 2,6 mil trabalhos de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes serão apresentados na 28ª Semana do Conhecimento da UFMG, que tem como tema Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável. O evento está programado para o período de 14 a 18 de outubro, mas algumas atividades já se iniciam a partir desta segunda-feira, dia 7. A conferência de abertura em Belo Horizonte será feita pelo professor Ricardo Galvão, da USP, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A Semana do Conhecimento é o principal destaque da edição 2.075 do Boletim UFMG, que circula nesta semana. A publicação também focaliza estudo da Face sobre os impactos da Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos) sobre a desigualdade no Brasil. Leia o conteúdo da edição, também disponível em formato PDF.

Um quadrilátero de tristes destinos
Artigo do geógrafo e gestor ambiental Vagner Luciano de Andrade.

Austeridade e desigualdade
Economistas do Cedeplar demonstram que o teto de gastos públicos tende a agravar a má distribuição de renda no Brasil.

Prova de vitalidade
Com mais de 2,6 mil trabalhos, 28ª Semana do Conhecimento reafirma o vigor da produção da UFMG no ensino, na pesquisa e na extensão.

“A produção científica não pode se sujeitar a pressões políticas”
Entrevista com o professor Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe.

Estudantes contra a obesidade
Ação de extensão leva orientações sobre alimentação saudável a escolas.

Acontece
A exposição de Dias de calor, que reúne, no Centro Cultural UFMG, pinturas e instalações do artista Luiz Lemos, é um dos destaques da agenda cultural.

Crítica do poder separado
Em novo livro, Andityas Matos, da Faculdade de Direito, faz uma arqueologia da representação política e exalta a democracia radical.