Institucional

Semana do Conhecimento associa transversalidade aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Evento, que começa na segunda-feira, dia 25, terá 2.549 trabalhos distribuídos em mostras diversas

Identidade visual da 30ª Edição da Semana do Conhecimento que trata da transversalidade
Identidade visual da 30ª edição da Semana do ConhecimentoCriação Cedecom

Como as atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFMG contribuem para a construção de um mundo melhor, por meio de metas que atinjam os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030? Uma mostra desse esforço, ancorada na transversalidade, está representada nos 2.549 trabalhos de estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação e de servidores técnico-administrativos que serão apresentados no período de 25 a 29 de outubro, em formato virtual, durante a 30ª edição da Semana do Conhecimento UFMG.  

“O Brasil tem deixado a desejar no esforço de alcançar os ODS, e isso tem se refletido, por exemplo, no aumento da miséria e da forme observado nos últimos anos”, avalia o professor Estevam Las Casas, um dos coordenadores da Semana. Segundo ele, as universidades precisam romper com a lógica segundo a qual as áreas de conhecimento não conversam entre si. “Para tratarmos dos problemas do mundo real [como os propostos pelos ODS], precisamos de uma estrutura dinâmica, que possibilite uma formação transversal. O impacto de tecnologias como a Inteligência Artificial sobre a ética, a economia, o emprego e a distribuição de renda será mais bem avaliado em conjunto com especialistas das áreas de filosofia, direito e outras formações”, sugere Las Casas.

“Quando entramos em contato com o público externo, entramos em contato com problemas complexos da sociedade, e esse olhar transversal é fundamental para nossa atuação”, observa a professora e diretora de Avaliação e Fomento da Extensão da Proex, Vanessa de Almeida. Ela fará palestra na cerimônia de abertura (dia 25, às 9h), com os pesquisadores Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Margareth Dalcolmo, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.

Vanessa abordará a origem dos ODS e como suas metas e os indicadores propostos estimulam A transversalidade da ciência para a construção de futuros, tema da edição deste ano da Semana, que integra as atividades da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A professora lembra, ainda, que a UFMG integra a rede de universidades que participam da construção coletiva do Selo ODS para as Instituições de Ensino Superior e que o Sistema de Informação da Extensão (Siex/UFMG) está sendo organizado para identificar as atividades de extensão conectadas com essas metas.

Alcance ampliado
Nesta 30ª edição da Semana do Conhecimento UFMG, aumentou 6,3% o número de trabalhos inscritos em relação ao ano passado. Isso representa 2.549 atividades desenvolvidas pelos estudantes de iniciação científica, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e também no âmbito dos projetos de extensão, de internacionalização, de acessibilidade e inclusão.

Os trabalhos serão apresentados no formato virtual, por meio de pôsteres digitais, resumo e vídeos, disponíveis no site do evento e em canais da Universidade na plataforma YouTube. Segundo o professor Walmir Caminhas, que também integra a coordenação da Semana, "o formato virtual, que começou como grande desafio em 2020, tornou-se uma grande oportunidade para ampliar o alcance da programação, que inclui as apresentações, palestras, debates, minicursos e o Prêmio UFMG de Teses”.  

Comunidade representada

No site da Semana, as atividades também podem ser consultadas por área. 

Na 25ª Semana da Graduação serão apresentados os projetos desenvolvidos no âmbito da Prograd relacionados a incentivo à formação docente, inovação e metodologias de ensino, educação tutorial, imersão docente, entre outros temas, totalizando 171 trabalhos.

O 24º Encontro de Extensão vai divulgar 681 atividades extensionistas.

No 4º Encontro de Mobilidade Internacional, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), 15 experiências serão compartilhadas por estudantes que participaram de programas de intercâmbio.

Promovida pela Pró-reitoria de Recursos Humanos, a 11ª Jornada do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-administrativos divulgará 33 boas práticas de trabalho e a produção dos técnicos em cursos formais.

A 30ª Semana de Iniciação Científica terá 1.505 apresentações e mais 58 Projetos Tecnológicos. A 11ª Semana de Iniciação Científica Júnior registrou 30 trabalhos inscritos.

No 6º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), que será realizado no dia 27 de outubro (o ambiente virtual será divulgado oportunamente), serão apresentados 20 trabalhos, que discutem aspectos da acessibilidade e inclusão.

A Mostra Prae de Projetos de Estudantes reunirá 26 apresentações.

Na 7ª Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus, os visitantes terão oportunidade de conhecer 78 trabalhos desenvolvidos em 18 centros que integram a rede e interagir com seus autores. O site da Mostra abriga o portfólio de todos os trabalhos das edições anteriores. 

Teresa Sanches