Notícias Externas

Semana marca três décadas da chegada da MTV ao Brasil

Emissora fez história na televisão brasileira, com exibição de videoclipes, lançamento de personalidades televisivas e programas dedicados ao mundo da música

Ex-VJs da MTV, em 2013.
Ex-VJs da MTV, em 2013Foto: Leticia Moreira

No dia 20 de outubro de 1990, foi ao ar pela primeira vez a MTV Brasil, emissora brasileira vinculada à criada nos Estados Unidos nove anos antes, a MTV, com programação totalmente dedicada ao mundo da música. O conteúdo da MTV Brasil era centrado em videoclipes, entrevistas e programas variados, ancorados por personalidades televisivas que ficaram conhecidas como VJs. Inovadora, a emissora teve um grande papel na divulgação de cantores e bandas nacionais e internacionais.

A MTV Brasil foi a primeira rede de televisão segmentada a ser transmitida em sinal aberto e também a primeira dedicada ao público jovem. Diversos programas clássicos marcaram a emissora, como Acesso MTV, Disk MTV, Hermes e Renato, Comédia MTV e o projeto Acústico MTV. A emissora ainda revelou grandes apresentadores, como Astrid Fontenelle, Zeca Camargo, Cuca Lazarotto, Thunderbird, Gastão, Cris Couto, Marina Person, Sabrina Parlatore e João Gordo, entre tantos outros.

Em 2013, a MTV Brasil saiu do ar como canal aberto e passou a ser operada pela empresa estadunidense Viacom, dona original da marca, tornando-se um canal de TV paga também no Brasil. Com a mudança, a emissora passou a se chamar apenas MTV, levando ao ar uma programação completamente diferente, focada em realities, comédias e dramas.

Para analisar a história da MTV no Brasil, o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, convidou o professor de Cinema da UFJF e doutor em Comunicação Social pela UFMG Felipe Muanis, que, em 2014, publicou o artigo MTV Brasil e o Ocaso do Fluxo, no qual analisa a experiência de transição da MTV no país. A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira, 21.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Hugo Rafael