Semelhanças entre homens e papagaios motiva pesquisa genética

Objetivo da pesquisa é conhecer o funcionamento do cérebro e da cognição

A capacidade comunicativa dos papagaios motivou pesquisadores do ICB, Instituto de Ciências Biológicas, a sequenciarem os genes da espécie Amazona aestiva, também conhecida como papagaio-comum ou verdadeiro. Foram identificados no cérebro das aves alguns genes com funções conhecidas no desenvolvimento dos circuitos cerebrais de aprendizagem vocal.

O trabalho é fruto de estudo realizado em cinco anos de colaboração entre pesquisadores da UFMG e outras instituições brasileiras e estrangeiras, como as universidades de São Paulo (USP), de Oregon (EUA) e nas federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Pará (UFPA).

Em entrevista à TV UFMG, o professor Fabrício dos Santos, do Departamento de Biologia Geral, diz que os estudos sugerem que essa ave supera até mesmo alguns primatas em algumas medidas de inteligência, o que pode se configurar como promissor modelo experimental para elucidar a base genética da cognição em humanos.

Produção: Larissa Costa

Reportagem: Olívia Resende