Extensão

Seminário aborda comunicação organizacional e direitos humanos

Realizado pela UFMG e pela PUC Minas, evento será no CAD 2, de 7 a 9 deste mês

....
Pixabay / CC0 Creative Commons

Conferências, debates, mesas-redondas e painéis compõem a programação do IV Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (Sico), que será realizado de 7 a 9 de novembro, com ênfase em direitos humanos. As atividades serão no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2). O seminário é organizado pela UFMG em parceria com a PUC Minas.

A atual conjuntura política, econômica e social do país e a comemoração dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos são os motes do evento. Os conferencistas abordarão os direitos humanos nas perspectivas da mineração, do ativismo cívico e da comunicação, entre outras. São esperados cerca de 230 participantes. Quarenta e quatro trabalhos foram inscritos.

O seminário contará com a presença de pesquisadores de diversas instituições brasileiras, além de profissionais do mercado e representantes de organizações sociais que vivenciam os desafios relacionados à agenda pública sobre os direitos humanos e as práticas comunicacionais. O evento representa uma forma de contribuir para a internacionalização das pesquisas desse campo desenvolvidas no Brasil, no âmbito dos programas de pós-graduação em Comunicação Social da UFMG e da PUC Minas.

As inscrições custam a partir de R$ 60 e devem ser feitas no site de cursos e eventos da UFMG

Inclusão e responsabilidade social
Os participantes vão discutir aspectos como a formação e a função social de profissionais e pesquisadores do campo da comunicação organizacional; as preocupações relacionadas a gênero, diversidade étnico-racial e demandas diversas de inclusão social; processos de responsabilidade social com relação às demandas de promoção dos direitos humanos; situações críticas de abuso; agência das redes sociais digitais.

A conferência de abertura será realizada por Jean-Luc Mauriceau, doutor em Ciências de Gestão e professor da Universidade de Paris IX Dauphine e da Télécom Ecole de Management. Seus trabalhos abordam as dimensões estéticas, críticas e políticas das organizações e questionam os métodos qualitativos de pesquisa sob um ponto de vista humanista. Também estará na mesa de abertura do seminário a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Antes da abertura do Seminário, o Conselho Federal e a Associação Brasileira de Relações Públicas realizarão o fórum O presente e o futuro das relações públicas: alternativas e perspectivas. 

O evento é iniciativa da UFMG e da PUC Minas, por meio dos seus programas de pós-graduação em Comunicação Social e dos grupos de pesquisa Mobiliza (UFMG) e Dialorg (PUC Minas).