Semana do Conhecimento

Residentes apresentam resultados de pesquisas em seminário do Ieat

Pesquisadores são das áreas de química, letras, computação, direito e sociologia

O Seminário Anual do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (IEAT) será realizado nesta quinta, 19, e sexta-feira, 20, no âmbito da 26ª edição da Semana do Conhecimento. No evento, que está programado para o Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, pesquisadores residentes do Ieat vão apresentar resultados das atividades desenvolvidas durante o ano. Interessados podem se inscrever gratuitamente por meio deste formulário eletrônico

Rochel Lago desenvolveu projeto
Rochel Lago, do Departamento de QuímicaFoca Lisboa / UFMG

Na quinta-feira, os professores Alberto Henrique Frade Laender, do Departamento de Ciência da Computação, Rochel Montero Lago, do Departamento de Química, Maria Fernanda Salcedo Repolês, do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito, Léa Freitas Perez, do Departamento de Sociologia, e Márcia Maria Cançado Lima, da Faculdade de Letras, vão apresentar trabalhos desenvolvidos no período. Eles também vão participar de duas mesas-redondas sobre "abordagens transdisciplinares no contexto social", cuja proposta é ressaltar a necessidade de enfoque não disciplinar no tratamento de problemas sociais concretos.  

Encerrando o dia, a Editora UFMG e o Ieat farão o lançamento do livro Inadequado para o Futuro - A necessidade de melhoramentos morais, de Ingmar Persson e Julian Savulescu, obra traduzida para o português pelo professor Brunello Souza Stancioli, da Faculdade de Direito, que integra a Coleção Ieat.

Na sexta, inspirado no tema da Semana do Conhecimento, o professor Ralph Teixeira, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, apresentará a conferência  Panorama da visão computacional. Em seguida, haverá um debate sobre a contribuição da matemática em projetos transdisciplinares, com participação dos professores Alberto Henrique Frade Laender, Ado Jorio Vasconcelos e Eduardo de Campos Valadares. 

Confira a programação do encontro. Os participantes poderão solicitar certificados. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5509 ou pelo e-mail info@ieat.ufmg.br.