Ensino

Seminário marca abertura do Pibid e da Residência Pedagógica da UFMG

Com palestra e mesa-redonda, evento organizado pela Comfic promoverá reflexões sobre o ensino 'em meio a tempos suspensos'

Comfic reúne representantes do Centro Pedagógico da UFMG
Fachada do Centro Pedagógico, escola de ensino básico mantida pela UFMG  Lucas Braga | UFMG

Um seminário promovido pela Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (Comfic) da UFMG marca a abertura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e da Residência Pedagógica. A palestra inicial, com o tema Desafios da formação de professores e professoras em meio a um tempo suspenso, será realizada nesta segunda, 26 de outubro, a partir das 17h. No mesmo horário, no dia 27, a mesa Experiências de ensino remoto na escola pública: interação entre professor, alunos e conhecimento completa a programação. Ambos poderão ser acompanhados no canal da Faculdade de Educação (FaE) no YouTube.

O objetivo é abrir as discussões sobre como os professores têm encaminhado as atividades escolares no contexto de pandemia. Na primeira palestra, o professor Helder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), falará sobre os desafios do ensino remoto e a formação de professores. Helder é professor do Instituto de Química, onde atua no Programa de Pós-graduação em Química. É também orientador do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física. Ele participou da coordenação institucional e nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) desde a sua criação, em 2007.

No dia seguinte, a mesa-redonda reunirá as professoras Analise de Jesus da Silva, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da FaE, Ana Cláudia Figueiredo, da Secretaria Municipal de Educação, e Juliana Batista Faria, do Núcleo de Matemática do Centro Pedagógico da UFMG. Elas vão relatar suas experiências como professoras da educação básica no contexto do ensino remoto.

“O Pibid e a Residência Pedagógica são projetos muito importantes para a Universidade por promoverem essa aproximação com a educação básica e por possibilitarem aos estudantes das licenciaturas vivenciar as realidades escolares em sua formação inicial”, ressalta a professora Nilma Soares da Silva, coordenadora da Comfic. Segundo ela, a temática do ensino remoto vai perpassar essa etapa dos dois programas, e os estudantes vão acompanhar os professores da educação básica, auxiliando-os a enfrentar os desafios postos por essa nova realidade.

O Pibid é destinado a discentes da primeira metade dos cursos de licenciatura. Seu objetivo é incentivar a formação docente em nível superior para atuação na educação básica, integrando os dois níveis de ensino, a fim de proporcionar aos licenciandos formação teórico-prática por meio de sua aproximação gradual com o cotidiano de escolas públicas da educação básica.

Criado há dois anos, o Residência Pedagógica é direcionado a estudantes matriculados nas diversas licenciaturas a partir do quinto período. Em articulação com as redes públicas de ensino, o programa propicia a formação de professores para atuação na educação básica com base em uma prática ancorada nas demandas da escola pública brasileira.

A Comissão
A Comfic, instalada em 2019 pela UFMG, tem a finalidade de discutir, avaliar e propor políticas de formação inicial e continuada para professores da educação básica. A Comissão propõe estratégias para atender às demandas das redes de escolas e formula políticas para a formação de professores com foco na licenciatura e na pós-graduação (formação continuada).

Regulamentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a Comfic funciona como órgão de consulta para as câmaras de graduação e extensão, oferecendo assessoria técnica para as decisões e posicionamentos da Universidade. Conta, entre seus membros, com um representante da Prograd e outro da Proex, além de professores, servidores técnico-administrativos e um representante do corpo discente. 

Para manter diálogo permanente com as redes municipal, estadual e federal de educação, a Comissão também reúne representantes das secretarias de Educação de Minas Gerais e de Belo Horizonte e do Centro Pedagógico.

Site
Com o intuito de evidenciar a relação da UFMG com a educação básica, a Comfic lançará seu site na próxima semana. Entre outras informações, a página abrigará os editais dos dois programas, eventos como a Mostra Sua UFMG, a UFMG Jovem e Febrat, orientações sobre formação inicial e continuada e relatos de experiências de pesquisadores e educadores que trabalham com o tema.

Samuel Resende