Semana do Conhecimento

Seminário, prêmio de teses e mostras de ciências são atrações desta quinta

Programação ocorre durante todo o dia e é aberta ao público

Marcelo Medeiros fala de Educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil
Marcelo Medeiros fala sobre educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil Arquivo pessoal

Nesta quinta-feira, 18, a programação da 27ª Semana do Conhecimento da UFMG oferece oportunidades variadas para reflexão e reconhecimento sobre o papel da universidade como agente de redução de desigualdades. De seminário a mostras de popularização da ciência, passando pela premiação das melhores teses defendidas no ano passado, as atividades são abertas ao público.

Em seu seminário anual, o Instituto de Estudos Transdisciplinares (IEAT) vai apresentar os resultados das pesquisas realizadas por seus residentes e abrigará, a partir das 9h20, no auditório B 106 do CAD 3, a conferência Educação, desigualdade salarial e pobreza no Brasil. Ela será ministrada pelo professor Marcelo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Mobilidade e popularização da ciência
Os graduandos intercambistas da UFMG reúnem-se no 1º Encontro de Mobilidade Internacional, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, Escola de Ciência da Informação e Instituto Confúcio. Três experiências de mobilidade, entre as 12 inscritas no evento, serão compartilhadas com o público, em apresentação oral. Em seguida, haverá apresentação de dança chinesa, com breve relato sobre as oportunidades oferecidas pelo Instituto Confúcio. O encontro será das 11h às 12h30, no auditório B 107 do CAD 3.

A primeira rodada do encontro de intercambistas, realizada na semana passada, foi coberta pela TV UFMG:

Mostra de vídeos
A divulgação da pesquisa científica de forma clara, objetiva e atraente é o propósito da mostra #VisualizaUFMG, que estreia nesta quinta-feira, 18, no CAD 3. Serão exibidos 29 vídeos produzidos por estudantes das áreas de graduação e pesquisa. Os três melhores serão projetados na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Também com intuito de popularizar a ciência, o ICB promove a quarta edição do Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB . O piso térreo do Instituto recebe 60 estandes com experimentos e pesquisas, que serão apresentados ao público, das 10h às 16h.

Prêmio de teses
Na noite desta quinta-feira, a partir das 19h, no auditório da Reitoria, a UFMG reconhece as três melhores teses defendidas em 2017, avaliadas entre as 49 indicadas pelos programas de pós-graduação. Na oportunidade, serão anunciados os vencedores do Grande Prêmio de Teses UFMG 2018, entre os doutores que se destacaram em sua respectiva grande área: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, que reúne 23 trabalhos, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, com nove trabalhos, e Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, com 17 teses. Menções honrosas também serão entregues durante a cerimônia.