Notícias Externas

Seminário reúne mulheres que discutem planejamento para volta às atividades do setor de eventos

'Preparação para retomada' busca conectar e dar visibilidade às mulheres que atuam no ramo e oferecer conteúdos relevantes para retorno das produções

Evento é uma iniciativa do coletivo 'Mulheres na Produção', que proporciona troca de experiências e oportunidades de vagas para as participantes
Evento é uma iniciativa do coletivo 'Mulheres na Produção', que proporciona troca de experiências e oportunidades de vagas para as participantes Coletivo Mulheres na Produção/Divulgação

A maratona de festas de fim de ano bate à porta, as atividades culturais estão retornando e a vontade de participar de tudo é grande. A vacinação entre o público adulto tem avançado, inclusive com a administração da terceira dose, mas o mundo ainda está em pandemia e com uma variante nova do coronavírus circulando, a Ômicron. Pensando na volta das atividades culturais e no futuro do setor em um cenário pós-pandêmico, será realizado o seminário Preparação para retomada, promovido pelo coletivo Mulheres na Produção. O evento começa nesta quinta-feira, 9, e segue até o próximo sábado, 11, em formato híbrido, no Lounge Panorâmico do Estádio do Mineirão com transmissão simultânea para as participantes que optarem por acompanhar a programação on-line.

O objetivo é reunir mulheres de todo o país para debater a execução de eventos de diversos segmentos profissionais, trocar experiências e apresentar as melhores práticas para a área, com responsabilidade e segurança, nessa nova fase de retorno. Estão programadas palestras e cases de sucesso, além de visitas guiadas, networking, happy hour e muita interação entre as participantes. Quem deu mais detalhes sobre o seminário Preparação para retomada no Programa Noite Ilustrada desta terça-feira, 7, foi a produtora executiva e fundadora do coletivo Mulheres na Produção, Fernanda Batista.

A entrevistada explicou o surgimento e funcionamento do coletivo e da iniciativa do seminário e elencou os benefícios de um evento como esse para o momento de retomada de atividades presenciais, que se deve principalmente às trocas entre profissionais que vivenciaram dificuldades em comum durante o isolamento social. “É meio que uma mistura de assuntos para realização dos eventos de processo de retomada, mas também pro cenário ‘como eu quero realizar meus eventos daqui pra frente’: de forma mais humana, de forma mais comprometida, cuidando mais das pessoas. Então a gente teve esse olhar do que a gente quer para o futuro”, comentou a produtora.

Para a convidada, esse processo de retorno é delicado, tanto para quem participa quanto para quem produz os eventos, e por isso o seminário também vai abordar estratégias que podem ser adotadas para proporcionar maior segurança e conforto ao público. A atenção para essas questões está refletida na programação, que oferece possibilidades presenciais e virtuais de participação. Batista também afirmou que projetos como o Mulheres na Produção despertam a consciência coletiva para o espaço das mulheres no mercado de eventos, contribuindo para a construção de discursos e caminhos e para a ampliação da consciência de colegas de trabalho.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

O seminário Preparação para retomada começa nesta quinta-feira, dia 9, e vai até o sábado, dia 11. Mais informações, programação completa, ingressos e valores estão disponíveis na plataforma Sympla. O seminário é um evento realizado pelo coletivo Mulheres na Produção, que pode ser acompanhado pelo Instagram.

Produção: Maron Filho e Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória e Alessandra Dantas
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas