Arte e Cultura

Seminário vai discutir influência da espiritualidade na educação e na saúde

Mestre hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda falará pela primeira vez em uma universidade brasileira

Paramahamsa Sri Swami Vishwananda: 'Amor divino'
Paramahamsa Sri Swami Vishwananda: ensinamentos védicosPortal Bhakti Marga Brasil

O Centro de Estudos Indianos da UFMG promove, nos dias 28 e 29 de maio, o seminário Espiritualidade, Saúde e Educação: o legado da Índia, que contará com a presença do mestre espiritual hindu Paramahamsa Sri Swami Vishwananda. As inscrições são gratuitas, e a programação está disponível.

É a primeira vez que Paramahamsa se apresenta em uma universidade brasileira. Ele falará sobre o exercício dos ensinamentos védicos – espinha dorsal da cultura hindu – nos dias atuais. Sua apresentação será no dia 28, às 17h.

Além das apresentação de Paramahamsa, haverá, no mesmo dia, a partir das 10h, mesa-redonda sobre saúde que contará com a presença de integrantes do Centro de Estudos Indianos: a médica Ana Maria Rodrigues Araújo, o filósofo Marcus Fonseca e a mestre em enfermagem Gelza Nunes.

Durante a tarde, a partir das 14h, mesa-redonda sobre educação receberá Valéria Diniz, fisioterapeuta voluntária do Programa Sathya Sai de Educação em Valores Humanos, a professora Teca Xavier, da Faculdade de Educação da UFMG, e o professor aposentado pela UFMG Emílio Rezende, doutor em filosofia.

Bênção
No dia seguinte, 29, às 16h, Paramahamsa concederá uma benção especial, o darshan, aos participantes. Os interessados devem se inscrever previamente no Portal Bhakti Marga Brasil.

A coordenadora do seminário, professora Heloisa Feichas, do Departamento de Teoria Geral da Música da UFMG, esclarece que a proposta do evento surgiu em decorrência da crescente procura de alunos pelas disciplinas de música indiana e espiritualidade na educação que ela ministra. “Vivemos tempos turbulentos, por isso propomos debater como o desenvolvimento da espiritualidade pode nos tornar mais conscientes de nossas relações pessoais e sociais", afirma a professora.

Todas as atividades do evento serão realizadas no CAD 1, no campus Pampulha. Informações adicionais estão disponíveis no Portal do Seminário.