Serelepe se apresenta em encontro da canção infantil latino-americana

Programa Conexões entrevista professor da EBA e coordenador do projeto, Eugênio Tadeu

Integrantes do grupo Serelepe
Integrantes do grupo Serelepe Pedro Aspahan

O projeto Serelepe da Escola de Belas Artes da UFMG (EBA) é uma das atrações da 13ª edição do Encontro da Canção Infantil Latino-americana e Caribenha, que será realizado de 6 a 10 de outubro, em cidades de várias regiões da Argentina, e de 11 a 15, na capital Buenos Aires.

O professor da EBA e coordenador do projeto Eugênio Tadeu também apresentará espetáculo ao lado do músico e professor Miguel Queiroz. Eles formam o duo Rodapião,  que subirá ao palco com a peça Umas e outras, no domingo, 8, na cidade de Santa Fé, e no dia 13, em Buenos Aires. Já o espetáculo Brinquedorias, do Serelepe, estreará em Buenos Aires, no dia 14.

O espetáculo Umas e outras é formado por coletânea de canções - que será lançada em CD durante o evento - extraídas de três trabalhos produzidos pelo duo: Dois a dois (1994), Murucututu (2001) e Nigun (2005). A dupla atua desde 1994, realizando espetáculos caracterizados pela pesquisa sonora e pelo tratamento cênico das canções.

Com um DVD e um CD lançados, o Rodapião se apresenta em escolas e teatros e participa de encontros, seminários e eventos relacionados à música para crianças e à educação musical, no Brasil e no exterior.

Brinquedorias
No espetáculo, os integrantes do núcleo do Serelepe, Eugênio Tadeu, Gabriel Murilo e Reginaldo Santos apresentam 20 brincadeiras tradicionais pouco conhecidas do grande público em um roteiro cênico-musical. Também em Santa Fé e em Buenos Aires o grupo lançará o Brinquedorias em livro, CD e DVD.
As 20 brincadeiras são arranjadas musicalmente no CD e registradas no livro com o modo de brincar. No vídeo, elas são apresentadas com um toque de cinema de animação.

Em entrevista ao programa Conexões desta quinta-feira, 5, o professor Eugênio Tadeu detalhou como serão os espetáculos, antecipou os próximos passos do projeto e falou da importância da música para as crianças.

ouca-conversa-luíza-gloria-05-10-2017.mp3

O Serelepe é parceiro da Rádio UFMG Educativa com um programa semanal veiculado aos sábados e domingos. Confira a programação completa do evento e saiba mais sobre o projeto no site do Serelepe.