Arte e Cultura

Série documental sobre vivências de professores da educação básica será exibida nesta terça

Produção ouviu quatro personagens com experiências distintas na docência

Edileuza Penha de Souza mediará roda de conversa realizada após exibição da série
Edileuza Penha de Souza mediará debate após a sessão Secretaria de Educação do Maranhão

Nesta terça, 1º de outubro, será exibida a série documental O pão nosso de cada dia, produzida pela Revista Brasileira de Educação Básica e pelo Núcleo de Vídeos, vinculados ao projeto Pensar a Educação, pensar o Brasil. Um debate será realizado após a exibição, agendada para as 19h no Auditório Luiz Pompeu de Campos, da Faculdade de Educação, campus Pampulha.

Os episódios foram gravados por Thiago Rosado, bolsista de extensão do projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, que esteve nas residências das personagens e nas escolas em que trabalham. Com um pré-roteiro focado nos desafios cotidianos enfrentados pelos professores, Thiago foi ao encontro de quatro docentes com experiências distintas: Isabella Assis, professora recém-formada em teatro, Angélica Ferreira, professora de português há quatro anos, Hélder Júnio de Souza, docente de história há quinze anos, e Vanderleia Assis, que leciona história há 30 anos.

Influenciado pelo cinema de Eduardo Coutinho, Thiago Rosado, com mediação da câmera, propôs-se a registrar os desejos, conversas e expectativas dos professores. A série estimula o debate sobre a carreira docente em diversas perspectivas, sobre questões latentes da docência na escola pública e projetos dos professores.

A roda de conversa, que reunirá as personagens retratadas na série, será mediada pela professora Edileuza Penha de Souza, da Universidade de Brasília (UnB), que desenvolve pesquisas na área de cinema, com ênfase em educação das relações étnico-raciais e formação de professores. 

O debate será transmitido ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube. A participação valerá certificado. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail rbeducacaobasica@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409-5355 e (31) 98212-5621.

Com o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil 1822/2022