Notícias Externas

Série 'Friends' completa 25 anos de primeira exibição neste domingo

Programa Noite Ilustrada repercutiu relevância da série para a cultura pop

Set do café 'Central Perk', onde os amigos se reuniam, no Warner Bros. Studios
Set do café 'Central Perk', onde os amigos se reuniam, no Warner Bros. Studios Foto: Moviefan - Own work by uploader, Jan Klaver / CC BY-SA 3.0 / Wikimedia: https://bit.ly/2kW1aBc

I’ll be there for you. esse trecho da canção, de mesmo nome, da banda The Rembrandts marcou toda uma geração e faz sucesso ainda hoje, 25 anos depois. Joey, Rachel, Phoebe, Ross, Monica e Chandler moram em Nova Iorque e passam pelas dificuldades do início da vida adulta.

Um grupo de amigos, com muito tempo livre para um café no Central Perk, que compartilha suas alegrias e frustrações em relacionamentos, trabalhos e tudo mais. A série estadunidense de grande audiência foi ao ar pela primeira vez em 22 de setembro de 1994. Foram 236 episódios, em dez temporadas.

Cerca de 22 milhões de pessoas assistiram ao primeiro episódio de Friends, e mais do dobro, 52,5 milhões, viram o episódio final da série, nos Estados Unidos, em 6 de maio de 2004. Mais de três mil se reuniram para ver nas ruas de Nova Iorque, em um telão na Times Square.

Ainda hoje, quase 25 anos depois, a série segue como uma das mais assistidas e lucrativas, motivando briga entre as empresas de streaming.

O aniversário é neste domingo, 22, e o programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, aproveitou a data para antecipar uma conversa com o crítico de cinema Rodrigo James, um dos fundadores do Esquema Novo.

Ouça a primeira parte da conversa com Hugo Rafael
Ouça a segunda parte da conversa com Hugo Rafael

Até o próximo domingo, aniversário da série, o Warner Channel exibe uma maratona de Friends, que começou na última quarta-feira, 28. Até o fim do dia 22, todos os episódios serão exibidos. Por enquanto, Friends também segue no catálogo da Netflix.

Produção de Felipe Assumpção, Luíza Glória e Hugo Rafael