Extensão

Serviço da UFMG oferece fisioterapia remota a pacientes com Doença Arterial Periférica

Isolamento exigiu mudanças nas sessões, voltadas a pessoas do grupo de risco

O Serviço de Apoio às Pessoas com Doença Arterial Obstrutiva Periférica (SAP-DAOP) da UFMG presta serviço de fisioterapia a pacientes com obstrução das artérias que irrigam os membros inferiores. Mesmo com o isolamento social, as atividades continuam, com sessões realizadas por meio de videochamada.  

Em virtude da Covid-19 e das limitações de deslocamento, foram desenvolvidas diferentes etapas para se chegar ao atual acompanhamento dos pacientes assistidos pelo projeto, que incluíram a produção de material educativo, vídeos de exercício e de incentivo e, por fim, as sessões por videochamada. 

A coordenadora do programa e professora do departamento de Fisioterapia da UFMG, Danielle Gomes, diz que o desafio é grande, uma vez que muitos pacientes têm acesso limitado à internet. No entanto, a manutenção da assistência é fundamental, ainda mais considerando que muitos dos beneficiados são hipertensos e diabéticos.  

Segundo o bolsista do projeto, Tiago Nogueira, as sessões duram em torno de 50 minutos e levam em consideração parâmetros dos pacientes registrados no ambulatório antes do isolamento. 

Entrevistados: Danielle Gomes - profª depto. Fisioterapia - UFMG; Tiago Nogueira - bolsista do SAP-DAOP-UFMG; Paulo Amaral - porteiro 

Equipe: Diogo Diniz (produção), Marcia Botelho (edição de imagens), Jessika Viveiros (edição de conteúdo)