Institucional

Servidores da Face ganham espaço de convivência

Televisão, computadores e biblioteca foram instalados na Oficina do Joarez, cujo nome homenageia carpinteiro aposentado

Comunidade universitária se reúne no Espaço Oficina do Joarez para acompanhar os jogos da Copa
Servidores têm-se reunido no Espaço Oficina do Joarez para acompanhar as partidas da Copa do MundoDalila Coelho/UFMG

A Faculdade de Ciências Econômicas (Face) inaugurou, na semana passada, o Espaço Oficina do Joarez, ambiente de convivência dedicado aos servidores técnico-administrativos em atividade e aposentados. Na sala, funciona a antiga oficina de carpintaria do servidor Joarez de Souza, que estava fechada desde a sua aposentadoria em 2016. Sofás, televisão, computadores e uma pequena biblioteca voltaram a dar vida ao espaço, preservando, ao mesmo tempo, o trabalho do carpinteiro: ao lado da entrada, uma escrivaninha de madeira com ferramentas relembram o antigo uso da sala.

O espaço foi idealizado pelo Conselho Técnico Administrativo (CTA), organização criada pelos servidores da Face há duas décadas para articular suas demandas. O servidor João Batista, um dos membros do Conselho, participou da criação da sala e explica que, além de favorecer a convivência dos técnicos-administrativos em exercício, existe a preocupação de também trazer os servidores aposentados de volta à unidade. 

“Muitos dos aposentados sentem saudades da Faculdade, mas não encontram motivação para visitá-la. Por isso, nossa ideia foi proporcionar um espaço para incluir os aposentados, com infraestrutura para que possam passar um pedaço do dia aqui e retomar seu vínculo com a instituição”.

Memória do carpinteiro aposentado Joarez de Souza é resgatada na antiga oficina
Ferramentas do carpinteiro Joarez de Souza ocupam lugar de destaque no ambienteDalila Coelho/UFMG

Jogos da Copa
Para celebrar a inauguração do espaço, uma exposição de fotos sobre a história da Faculdade ocupa o corredor em frente à sala, valorizando a memória daqueles que não trabalham mais ali. Outra atração é a Biblioteca do Bolão, acervo de livros herdado pela unidade após o falecimento do servidor José de Araújo, o Bolão.

Em tempos de Copa do Mundo, servidores da ativa, aposentados e até jovens da Cruz Vermelha têm acompanhado as partidas disputadas no horário do almoço pela TV instalada na Oficina. A professora Paula Miranda-Ribeiro, diretora da Faculdade de Ciências Econômicas, afirma que a criação do espaço está alinhada com a preocupação com o bem-estar da comunidade universitária: “Todo mundo quer ser feliz no lugar em que trabalha, e eu acredito que devemos proporcionar mais qualidade de vida para as pessoas que estão aqui", defende.

Dalila Coelho