Extensão

Servidores da UFMG criam podcast sobre saúde e trabalho na pandemia

'Nas ondas do Dast' vai ao ar às quintas-feiras

Programa em podcast informa sobre saúde e trabalho em tempos de pandemia
Programa em podcast é produzido pela equipe do DastYanne Orozimbo/ DAST/UFMG

A covid-19 já atingiu mais de 1,6 milhão de brasileiros e é causa de 64.909 mortes, segundo números desta segunda-feira, 6 de julho. É uma doença altamente contagiosa, ainda sem vacina ou medicamento de comprovada eficiência, que gera medo e muitas perguntas entre a população. Mas é possível tratar de um assunto tão sério com leveza e muita informação baseada em fontes confiáveis.

Essa é a proposta do programa Nas ondas do Dast, que reúne informações sobre as diversas questões que permeiam a pandemia do novo coronavírus. Criada pelos servidores do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Recursos Humanos (Dast/PRORH) da UFMG, a atração vai ao ar às quintas-feiras, no formato de podcast.

“Os temas são sugeridos de acordo com nossa observação sobre a sociedade nesse período, suas dúvidas e receios. As fontes para produção das informações são variadas, mas sempre temos o cuidado de selecionar fontes consolidadas e técnicas, de fácil acesso em português, como a OMS e o Ministério da Saúde”, relata a enfermeira e diretora da Divisão de Assistência à Saúde, Annelisa Santos Lages, responsável pela produção dos programas.

Annelisa  Lages, da Divisão de Assistência à Saúde é a produtora do Nas ondas do DAST
Annelisa Lages é a produtora do 'Nas ondas do Dast'Catarina Coelho

O programa foi idealizado pela médica Vanessa Ventura, que assumiu sua edição. Os roteiros são escritos pela psicóloga Patrícia Toledo, da Divisão de Promoção à Saúde e Saúde Ocupacional. Todas as etapas são realizadas na casa dos servidores.

Annelisa conta que o apoio da Diretoria do Dast e da Pró-reitoria de Recursos Humanos tem sido motivador, bem como a participação crescente dos colegas, que podem enviar sugestões de temas para nasondasdodast@gmail.com. “Acreditamos que todas as pessoas podem contribuir, mesmo não sendo especialistas em comunicação, como é o nosso caso. Toda a comunidade da UFMG está convidada a mergulhar nessa onda com a gente", conclama a produtora.