Notícias Externas

Setenta anos da televisão no Brasil são destaque na temática Histórica da 15ª CineOP

Curador do eixo histórico da Mostra de Cinema de Ouro Preto, Francis Vogner dos Reis, falou com o programa Noite Ilustrada

TVDO na garagem é uma das produções da TVDO, produtora destaque da temática Histórica em 2020
TVDO na garagem é uma das produções da TVDO, produtora destaque da temática Histórica em 2020 Ney Walter TJ Priolli (1980)

Em setembro, a televisão comercial no Brasil completa 70 anos de existência. O dia 18 de setembro de 1950 é considerado o ponto de partida inicial da TV brasileira, pois foi nessa data que se inaugurou a TV Tupi, em São Paulo, primeira emissora do país. Fundado por Assis Chateaubriand, o canal exibiu o primeiro programa da televisão brasileira, o TV na Taba, de temática indígena. O símbolo da emissora era um pequeno índio, que apareceu nas telas anunciando: "Boa noite. Está no ar a televisão do Brasil". 

Uma revisita à história da televisão brasileira ao longo dessas sete décadas será o mote de um dos eixos da 15ª Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP), que começa nesta semana, em formato on-line. Por meio do questionamento Televisão: o que foi, o que é e o que ainda pode ser, a Temática Histórica da mostra pretende promover um mergulho na história da TV, por meio do cinema, ao longo dos próximos dias. 

No programa Noite Ilustrada, da Rádio UFMG Educativa, Francis Vogner dos Reis, curador da Temática Histórica e de Longas da Mostra Contemporânea da 15ª CineOP, falou sobre o tema Televisão: o que foi, o que é e o que ainda pode ser. A entrevista foi ao ar nesta quarta-feira, 2.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

 

Programação e cobertura
Em formato on-line, a CineOP começa nesta quinta-feira, 3, e segue até a próxima segunda, 7, com o tema Cinema de Todas as Telas. Na abertura será exibido o documentário Avesso, Festa, Baile, dirigido por Tadeu Jungle, com produção da Tvdo, produtora destaque deste ano na Temática Histórica. O média-metragem trata do programa musical Festa Baile, produzido pela TV Cultura, com apresentação de Agnaldo Rayol e Branca Ribeiro. 

A efeméride TV no Brasil também vai ser abordada em outras mesas da CineOP, como TV, Rádio e Vídeo na Educação, que ocorre na sexta-feira, 4, às 10h. A programação da 15ª CineOP inclui exibições de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, debates, oficinas e shows musicais. A participação é gratuita.

Assim como nas outras 14 edições, a UFMG Educativa segue acompanhando a CineOP. No programa Noite Ilustrada dessa terça-feira, 1º, a coordenadora-geral da CineOP, Raquel Hallak, falou sobre a programação desta edição especial da mostra.

Produção de Hugo Rafael