Institucional

Sexto episódio de 'Mulheres cientistas' aborda a trajetória de Sonia Pinto de Carvalho

Especialista em sistemas dinâmicos, a professora do ICEx alerta para a sub-representação das mulheres no campo das Ciências Exatas, da Tecnologia, Engenharia e Matemática

Sônia Pinto de Carvalho, professora do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), é a personagem do segundo episódio da série Mulheres cientistas, produzida pela TV UFMG.

Especialista em sistemas dinâmicos, a professora do ICEx conta que, apesar de o Brasil ser referência na área (como atesta a medalha Fields recebida pelo matemático brasileiro Artur Avila em 2014), a sub-representação das mulheres nas pesquisas em Ciências Exatas, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Cetem) continua sendo um fenômeno preocupante. “A discrepância de gênero em CETEM, em particular em matemática, permanece como desafio, pois a maioria das estudantes opta por licenciatura”, alerta.

Na reportagem, a pesquisadora da UFMG cita exemplos concreto de aplicação das equações abstratas com as quais lida diariamente, de forma a demonstrar a presença da matemática em nosso cotidiano.

Lançada no final de outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, os dilemas e os desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil.

Os episódios anteriores focalizaram a trajetória das pesquisadoras Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação (FaE), Aline Miranda, do Departamento de Morfologia, Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação, Adla Betsaida, também da FaE, e Ana Cristina Simões, da Faculdade de Medicina.

Os episódios anteriores do programa podem ser assistidos nesta página da TV UFMG no Facebook.

Ficha técnica:
Produção e reportagem: Larissa Costa e Soraya Fideles
Imagens: Antônio Soares
Edição de imagens: Otávio Zonatto
Edição de conteúdo: Soraya Fideles