Coberturas especiais

Show de Aline Calixto no campus Pampulha encerra Festival neste sábado

Performance, conferência de José Miguel Wisnik e apresentação do grupo Serelepe completam a programação do fim de semana

Com três discos lançados, Aline Calixto é um dos principais nomes do samba em Minas Gerais
Com três discos lançados, Aline Calixto é um dos principais nomes do samba em Minas Gerais Foto: Flávio Charchar / Divulgação

Em destaque no cenário mineiro do samba há quase uma década, a cantora e compositora Aline Calixto é a principal atração do último dia do 50º Festival de Inverno da UFMG. O show de encerramento ocorre às 18h deste sábado, 28, na Praça de Serviços do campus Pampulha.

Uma performance no Bosque da Música, no campus Pampulha, e a conferência de José Miguel Wisnik, no Conservatório UFMG, completam o roteiro desta sexta; uma apresentação do grupo Serelepe, no auditório da Reitoria, na manhã do sábado, desfecha a programação (confira detalhes no fim desta matéria). 

O samba da Calixto
Carioca radicada desde a infância em Minas Gerais, a cantora lançou seu primeiro CD, Aline Calixto, em 2009. Logo no álbum de estreia, a artista ganhou o prêmio de melhor disco do ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Em 2011, seu segundo álbum, Flor Morena, ganhou notoriedade nacional quando a música que batiza o disco integrou a trilha sonora da novela Fina Estampa, da Rede Globo.

Em 2014, estreou seu bloco de carnaval em Belo Horizonte, o Bloco da Calixto. Já dividiu palco com artistas das mais variadas gerações e estilos, como Milton Nascimento, João Donato, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Toninho Horta e com a Velha Guarda da Portela. Participou de programas de TV como Encontro, Bem Amigos e Vídeo Show, além dos apresentados por Jô Soares e Hebe Camargo. A partir de 2011, realizou turnês internacionais para a Austrália, França, Espanha, Portugal e Argentina.

A cantora também produz e apresenta o programa Papo de Samba, na rádio Inconfidência 100,9 FM.

Espetáculo 'Brinquedorias' é atração no
Espetáculo 'Brinquedorias' é atração no auditório da ReitoriaFoto: Lorena Zschaber

Performance, conferência, brinquedorias
Às 18h de hoje, 27, o Bosque da Música vai receber a Performance Experimento 1, do grupo Companhia Suspensa. Numa interface entre dança, instalação e desenho, três bailarinos delimitam, medem e ocupam o espaço com o uso de cordas e objetos, construindo paisagens e ritmos diversos.

Ainda na noite da sexta-feira, às 19h, o ciclo de conferências do Festival será encerrado com a participação do músico, compositor e ensaísta José Miguel Wisnik. No Conservatório UFMG, Wisnik vai falar sobre a sua trajetória na música e na literatura. Ele estudou piano clássico durante muitos anos e cursou a faculdade de Letras. Músico e compositor, tem quatro discos gravados – é também professor de literatura na Universidade de São Paulo (USP). Desde 2005, tem realizado séries de 'aulas-shows'. Escreve regularmente ensaios sobre música e literatura.

Na manhã de sábado, 28, algumas horas antes do show de Aline Calixto, um espetáculo do grupo Serelepe, da Escola de Belas Artes, encerra a programação infantil do Festival. A dinâmica Brinquedorias, que começa às 10h30, no auditório da Reitoria, apresenta brincadeiras tradicionais desconhecidas das gerações mais jovens. Escolhidas por serem curiosas, instigantes e divertidas, elas compõem as recordações dos integrantes do grupo.

José Miguel Wisnik participa de conferência nesta sexta, 27, no 50º Festival de Inverno da UFMG.
José Miguel Wisnik ministra conferência nesta sexta, 27, no 50º Festival de Inverno da UFMGFoto: Renato Stockler/ Na Lata