Notícias Externas

Silenciamento da mulher na política é tema de debate na UFMG

Evento contou com a deputada estadual Manuela D’Ávila, que sofreu críticas por amamentar durante um debate

Apesar de corresponderem à maioria da população brasileira, as mulheres ainda enfrentam falta de representatividade no cenário político. A exclusão política feminina, que acarreta em prejuízos em outras áreas como trabalho e saúde, foi tema do debate “Emancipação da mulher e projeto nacional”, realizado hoje, 19, no Centro de Atividades Didáticas 2, no Campus Pampulha.

A coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem/UFMG), Marlise Matos, citou como exemplo da desigualdade de gênero a presença das mulheres no ambiente universitário. Mesmo sendo mais de 60% das pessoas que saem das universidades, elas ainda são pouco vistas em áreas como a de Exatas, se comparadas às Ciências Humanas.

Outra participante foi a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB-RS), cuja foto amamentando durante sessão na Assembleia do Rio Grande do Sul ganhou destaque na internet, em 2016. Na época, ela foi alvo de críticas e as rebateu dizendo que amamentar é um gesto natural e espontâneo. A deputada lembrou o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista Anderson Gomes na última quarta-feira, 14, quando ela foi atingida por 4 tiros na cabeça, no Rio de Janeiro, após deixar evento ligado ao movimento negro. Marielle Franco era ativista, defensora dos direitos humanos e ligada aos movimentos negro e LGBT.

Confira a cobertura do debate realizada pela TV UFMG.

Entrevistadas: Marlise Matos (coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher, Nepem/UFMG) e Manuela D’Ávila (deputada estadual pelo PcdoB - RS)
Produção: Jessika Viveiros
Reportagem: Natiele Lopes