Ensino

Simpósio celebra 20 anos de atuação do Internato Rural da Escola de Enfermagem

Atividade introduz estudantes na prática de serviços de atenção básica à saúde

Ação educativa do Internato Rural, com grupo de mulheres, no município de Dom Joaquim
Ação educativa do Internato Rural com grupo de mulheres no município de Dom Joaquim Escola de Enfermagem/UFMG

O Internato Rural da Escola de Enfermagem, que introduz os estudantes de graduação no estágio prático de serviços de atenção básica à saúde, vai celebrar 20 anos com a realização de simpósio, nos dias 10 e 11 (segunda e terça-feiras). A programação, que será cumprida no auditório Maria Sinno, no campus Saúde, inclui mesas-redondas, apresentação de pôsteres, oficinas, minicursos e mostra de fotografia e vídeo com homenagem aos municípios parceiros. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail  simposiointernatorural20eeufmg@gmail.com

A presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Rosa Godoy fará a conferência de abertura do evento, no dia 10, às 10h45, sobre A enfermagem na atenção básica: avanços e desafios.   

O professor Francisco Carlos Félix Lana, coordenador da disciplina Estágio curricular: atenção primária à saúde, que possibilita o internato rural, destaca a importância do estágio como forma de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como política social de Estado. “A integração ensino e serviço constitui o principal pilar desta estratégia, inovadora e reconhecida nacionalmente”, afirma Lana.

A disciplina, ofertada no nono período do curso, contribui para que os estudantes desenvolvam, nos serviços da rede básica de saúde dos municípios, atividades assistenciais, administrativas, gerenciais, educativas e de investigação em enfermagem. Os alunos recebem supervisão de um enfermeiro do serviço e de um docente da Escola de Enfermagem.