Simpósio debaterá intervenção humana responsável no ambiente

Inscrições estão abertas, e trabalhos podem ser submetidos até 31 de agosto

Barragem de Fundão, em Mariana, após dois anos de seu rompimento
Barragem de Fundão, em Mariana, após rompimento José Cruz/Agência Brasil

Quase três anos após o rompimento da barragem da Samarco, em Bento Rodrigues, que provocou o despejo de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos no solo e nas águas, as formas de ação humana no meio ambiente continuam suscitando reflexões sobre modelos produtivos mais responsáveis. De 29 de setembro a 5 de outubro, o IGC sediará o 5º Simpósio de Intervenção Responsável no Meio Ambiente – desafio das geociências na gestão do espaço antropogênico.

De acordo com a professora Elizêne Veloso Ribeiro, do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), que mediará a mesa Desafios de intervenção responsável na bacia do Rio São Francisco, debater formas de intervenção humana menos prejudiciais ao meio ambiente é fundamental para garantir a sobrevivência desses espaços, sobretudo num panorama de recentes impactos ambientais, como o ocorrido em Mariana. Integrante do Núcleo de Pesquisas em Geoquímica Ambiental do Instituto de Geociências (IGC), Elizêne Ribeiro afirma que é preciso adotar um sistema de gestão capaz de viabilizar a preservação da Bacia do Rio São Francisco, fonte primária de renda para muitas populações que vivem em seu entorno.

Durante o evento, será realizada a primeira reunião da equipe brasileira da rede GOAL, formada por geocientistas que mantêm parcerias com pesquisadores da América Latina para o desenvolvimento de pesquisas e de ações que visam à relação sustentável humana com o meio ambiente.

Três minicursos também serão realizados: Pequena mineração na Amazônia, ministrado por Armin Mathis, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Estatística aplicada à análise ambiental, a cargo de Isabela Claret Torres, da UFMG, e Práticas desenvolvidas em educação ambiental pela iniciativa pública, ofertado por Isa Osterkamp, da prefeitura de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

Mais informações sobre o 5º Simpósio de Intervenção Responsável no Meio Ambiente – desafio das geociências na gestão do espaço antropogênico podem ser consultadas na página do evento. As inscrições para submissão de trabalhos estão abertas, e os resumos podem ser enviados até 31 de agosto.