Pesquisa e Inovação

Simpósio internacional reúne trabalhos que utilizam espectrometria de massas

Evento será aberto no dia 25 pelo dinamarquês Peter Roepstorff, um dos pioneiros no uso da técnica para o estudo de proteínas

Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha, sedia as atividades entre os dias 25 e 28 de novembro
Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha, sediará as atividades na próxima semanaFoca Lisboa / UFMG

O 1º Simpósio de Espectrometria de Massas Aplicada à Proteômica e Biologia Estrutural vai apresentar diferentes formas de uso da espectrometria para tratar de aspectos como interação patógeno-hospedeiro, doenças cardiovasculares, diabetes, venenos de animais, histórias de startups de sucesso, fosfoprotema, glicoprotema, e abordar desafios e novas perspectivas da técnica na UFMG. O evento será realizado de 25 a 28 de novembro, na Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha, e as palestras serão ministradas majoritariamente em inglês.

Com a vinda do professor Peter Roepstorff, da Universidade do Sul da Dinamarca, por meio do programa Capes PrInt, a professora Mariana Quezado, do Departamento de Bioquímica e Imunologia, idealizou as atividades do evento, que se destina a oferecer um panorama dos trabalhos que se valem da espectrometria de massas na biologia estrutural e de como essas técnicas vem auxiliando as pesquisas atuais.

A conferência de abertura, na noite do dia 25, será feita pelo próprio Roepstorff, um dos pioneiros na utilização da espectrometria de massas no estudo de proteínas e autor de mais de 400 artigos científicos sobre o assunto. Seu grupo de pesquisa trabalha no desenvolvimento de metodologias para análise de proteomas e modificações pós-tradicionais, incluindo a oxidação de proteínas em razão do envelhecimento, e o uso de análises de proteínas na indústria biotecnológica e farmacêutica. 

Outra frente de atuação é a investigação da biodiversidade global por meio da caracterização de peptídeos e proteínas de vários organismos para os quais não há sequência genômica disponível. Como exemplo, os organizadores do evento citam o trabalho com proteínas fluorescentes de organismos marinhos e peptídeos e proteínas bioativos de sapos, escorpiões e cobras.

O simpósio também terá palestras de pesquisadores internacionais e nacionais de diferentes universidades, como a UFRJ e USP,  além de diferentes unidades da UFMG, como ICEx, ICB e da própria Faculdade da Farmácia. Alguns dos temas debatidos por eles serão exploração de esquistossomos usando a proteômica e a proteômica relacionada a doenças cardiovasculares.

Identificação de moléculas
A espectrometria de massas é uma técnica analítica física usada para detectar e identificar moléculas por meio da medição da sua massa e da caracterização de sua estrutura química.

As inscrições podem ser feitas no site do evento, que também reúne a programação e a lista dos pesquisadores confirmados.