Formas de Ingresso

Sisu prorroga inscrições até quarta-feira

UFMG oferece 6.309 vagas; MEC mudou forma de apresentação da classificação e das notas de corte

Inscrições devem ser feitas no site do Sisu
Inscrições devem ser feitas no site do Sisu Secom MEC

Foi prorrogado para as 23h59 desta quarta-feira, 14 de abril, o prazo para que os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 (realizado em 2021, em razão da pandemia) façam a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O estudante que pretende concorrer a uma vaga na UFMG neste ano deve se inscrever.

A UFMG oferece 6.309 vagas em 79 cursos de graduação, e o candidato, ao fazer sua inscrição, exclusivamente on-line, deve estar atento ao edital que regulamenta o processo na Universidade. A seleção classificará estudantes tanto para o primeiro período letivo de 2021, cujas aulas começam no dia 17 de maio, quanto para o segundo, com aulas a partir de 13 de outubro.

Todo o processo de seleção de candidatos é realizado pelo Ministério da Educação (MEC), com base nas notas alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A previsão é que os resultados da chamada única sejam divulgados nesta sexta-feira, 16 de abril. Na sequência, as universidades começam a chamar os selecionados para registro e matrícula.

Cálculo de notas de corte: volta ao modelo pré-2020
Nesta edição, as notas de corte dos cursos ofertados e a classificação parcial dos candidatos voltarão a ser geradas e divulgadas no mesmo formato das edições dos anos anteriores a 2020.

Isso significa que a nota do candidato parcialmente classificado no curso de sua primeira opção não será mais computada para efeito do cálculo da nota de corte do curso de sua segunda opção, o que evitará as inflações artificiais de notas de corte e as consequentes dificuldades de interpretação geradas pelo sistema do ano passado. Matéria no site do MEC explica em detalhes esse retorno ao modelo de cômputo original.

O total de vagas ofertadas nesta edição do Sisu chega a 206.609 mil para 5.571 cursos de graduação, distribuídos em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Informações sobre o processo de acesso a uma das mais de 6 mil vagas oferecidas pela UFMG – detalhes do processo de candidatura, listas de espera, antecipação de entrada e acesso por modalidades de cotas, entre outras – estão relacionadas nesta matéria.

Ewerton Martins Ribeiro