Extensão

Site ensina a ler infográficos

Página dedicada à interpretação desses recursos visuais foi desenvolvida no âmbito de projeto de extensão do Departamento de Comunicação Social

Com o propósito de estimular uma reflexão sobre o uso da infografia na imprensa, o projeto de extensão Como ler infográficos acaba de lançar um site dedicado à leitura e à recepção desses recursos visuais, em uma linguagem clara e precisa, por meio de dicas práticas. O projeto é desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Fafich.

Infográfico é uma ferramenta utilizada para transmitir uma informação, não somente por intermédio de textos, mas também por meio de recursos visuais, como mapas, desenhos e diagramas. O recurso pode ser encontrado em livros didáticos, materiais escolares, enciclopédias, cartilhas, jornais, revistas, telejornais e na internet. Podem incorporar imagens, vídeos, sons e outros recursos interativos. Os infográficos ajudam a explicar um assunto complexo de maneira simples e objetiva, como pandemias, desastres ambientais ou esquemas de corrupção.

Popularidade
Com o advento da covid-19, a produção de infográficos na internet tem-se tornado cada vez mais popular. Por isso, a equipe do projeto de extensão procura explicar alguns infográficos da pandemia para ajudar a compreender a mensagem que eles querem transmitir.

O site aborda os seguintes conteúdos: Por que ler infográficos?, Estudos sobre infografia, Por que infográficos ajudam a entender a pandemia?, Glossário de termos e Roteiro de leitura de infográficos.

Com Assessoria de Comunicação da UFMG