Notícias Externas

Software avalia carga física em treinamentos

Desenvolvida por startup mineira, a iniciativa conta com professor da UFMG na área de inteligência artificial

Treino com bola da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo da Rússia 2018, na Granja Comary, em Teresopólis (RJ)
Treino com bola da Seleção Brasileira de Futebol para a Copa do Mundo da Rússia 2018, na Granja Comary, em Teresopólis (RJ) Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Load Control é uma startup de Belo Horizonte que busca aliar as Ciências do Esporte e Ciência da Computação para monitorar a carga física de atividades e treinamentos a fim de reduzir o risco de lesão e otimizar o rendimento de atletas. Esse é o tema da reportagem desta quarta-feira (11) da série de reportagens "Universidade da bola". 

O produto da empresa é um software, disponível em versão para computadores e para dispositivos móveis, que exibe na tela relatórios e gráficos sobre o desempenho e carga física utilizada durante a atividade.O sistema aproveita dos dados gerados pelas várias ferramentas já disponíveis no mercado que monitoram aspectos fisiológicos e técnicos dos treinos, como distância percorrida e velocidade atingida.

O Professor do Departamento de Ciências da Computação da UFMG, Adriano Pereira, está como pesquisador associado da empresa, trabalhando na área da inteligência artificial. 

ouca-a-reportagem-de-mateus-santos-11-07-2018.mp3