Solenidade encerra celebração dos 90 anos do Hospital das Clínicas

Durante o evento, foi apresentado catálogo que reúne fotos e depoimentos alusivos à trajetória da instituição

Webster Moreira
Mesa solene: história que se confunde com a da UFMG
Webster Moreira

O Hospital das Clínicas da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), encerrou, na última segunda-feira (27), as comemorações dos 90 anos da instituição, completados em 21 de agosto. Solenidade realizada no Salão Nobre da Faculdade de Medicina contou com a presença de autoridades, trabalhadores, professores, alunos, residentes e diretores das gestões anteriores.

Vídeo institucional abriu o evento, e a superintendente do HC/UFMG, professora Luciana Gouvêa Viana, resgatou a história da instituição, desde a sua fundação, em 1928. Também destacou o trabalho dos ex-gestores, que, segundo ela, ajudaram a fazer do hospital referência para a média e alta complexidade no país. “Esperamos coroar esses 90 anos do Hospital das Clínicas com a certificação internacional da Joint Comission Internacional (JCI), o mais importante e respeitado órgão certificador de organizações de saúde do mundo”, disse Luciana Viana. Os  avaliadores visitarão a instituição no último trimestre deste ano.

A reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart de Almeida, lembrou que a história do Hospital das Clínicas se confunde com a da Universidade, também nonagenária. “Essa simultaneidade de datas ressalta a relevância do HC para o ethos da UFMG. O Hospital tornou-se um centro de referência assistencial, de pesquisa, ensino e extensão. São 90 anos dedicados ao atendimento da população da nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, afirmou.

Também participaram da solenidade, entre outros, o vice-reitor da UFMG, professor Alessandro Fernandes Moreira, o secretário estadual de Saúde, Nalton Sebastião Moreira Cruz, Christine Ferretti, representando o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, o diretor de Tecnologia da Informação da Ebserh, Flávio Ferreira dos Santos, o diretor da Faculdade de Medicina, Humberto José Alves, e a diretora da Escola de Enfermagem, Eliane Marina Palhares Guimarães. A solenidade foi encerrada por apresentação do Ars Nova – Coral da UFMG.

Capa da publicação comemorativa
Capa da publicação comemorativa Divulgação

Catálogo comemorativo
Durante o evento, a superintendente do Hospital das Clínicas da UFMG apresentou o Catálogo Comemorativo dos 90 anos. O material, em formato de livro, reúne, em 64 páginas, fotos e depoimentos relacionados à trajetória da instituição e conter números atualizados de atendimento e serviços. O catálogo foi produzido pela Unidade de Comunicação do HC/UFMG.

Uma das iniciativas que marcaram o aniversário do HC foi congresso sobre qualidade, segurança e sustentabilidade na atenção à saúde, realizado na última semana.

Com Assessoria de Comunicação do HC/UFMG