'Somos UFMG' ganha nova versão

Plataforma passa a expor, em gráficos, a produção bibliográfica da instituição em toda a sua história

Plataforma
Plataforma permite aferir o impacto da produção científica de cada pesquisadorRaíssa César / UFMG

Está disponível a nova versão da ferramenta de busca Somos UFMG, que amplia as informações disponíveis sobre professores ativos na Instituição e sua atuação, incluindo página web individual.

A segunda versão da plataforma contabiliza e expõe, nos seus gráficos, toda a produção bibliográfica histórica da UFMG – artigos publicados, livros e capítulos, trabalhos em eventos, textos em jornais ou revistas, artigos aceitos para publicação e demais tipos de produção – incluindo os dados de professores aposentados. A ferramenta também oferece acesso a números históricos de orientações concluídas e, em separado, ao quantitativo de orientações concluídas dos pesquisadores ativos.

Mais do que tornar visualmente atrativos os dados contidos no currículo Lattes de cada pesquisador, o Somos cumpre a função de possibilitar a busca por temas, pessoas ou áreas de interesse.

Idealizador da ferramenta, o pró-reitor de Pesquisa, Ado Jorio, chama atenção para outra funcionalidade da nova versão: a criação automática de site individual para cada integrante ativo do corpo docente da UFMG. Essa página personalizada pode ser acessada pela plataforma ou pela digitação do nome completo do professor. No item sobre produção bibliográfica, as páginas individuais trazem novidades como o link para o endereço de trabalhos que têm o Digital Object Identifier (DOI), código alfanumérico que possibilita acessar a página do artigo diretamente com apenas um clique.

A ferramenta agora também contabiliza o percentual de artigos com DOI, o número de citações gerais e em bases de dados e o impacto da sua produção científica, com base no chamado Fator H, permitindo o controle da internacionalização e impacto da produção científica da UFMG.

Por ser alimentado com informações contidas na Plataforma Lattes, o site individual dos pesquisadores é atualizado automaticamente no momento da alteração do currículo Lattes.

Somos outros

Criada na UFMG, a plataforma Somos rapidamente atraiu a atenção de outras universidades do país, que passaram a usar o mesmo sistema. Outras dez instituições utilizam a plataforma: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFN MG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).